segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DOMINGO, 11 de JANEIRO - A Freguesia de Ferreira de Aves... (À espera de uma foto)

Pois bem, na manhã de Domingo, toda a Freguesia de Ferreira de Aves foi surpreendida pela visita de uma neve macia, delicada, fina, amistosa e imaculada que fez a delícia de toda a população. Foi um espectáculo maravilhoso e único!
E a propósito de neve... Sabias que:
A neve é um fenómeno metereológico que consiste na queda de cristais de gelo. O cristal de gelo é a precipitação de uma forma cristalina de água congelada. A forma e a disposição do cristal dependem das condições de temperatura e pressão da sua formação. Podem ser formados cristais complexos, deformados e amorfos, muito deles belíssimos e quase inacreditavelmente simétricos e perfeitos.
Nem sempre os flocos de neve atingem o chão. Na maioria das vezes, à medida que os flocos caem a temperatura do ar vai aumentando e os flocos derretem caindo como chuva. Assim só teremos neve se o ar estiver frio o suficiente para mantê-los congelados até ao chão.
Assim, a neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui, o que facilita a formação da neve. As gotas de água congelam e formam-se em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes mas nem toda a neve chega ao chão. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos quatro graus positivos, pois a grande altitude e pressão inferior à atmosférica impede que a neve se derreta.

Os flocos de neve são geralmente muito simples, aos poucos vão-se agrupando e tornam-se mais complexos. Na maioria das vezes têm a forma hexagonal mas podem assumir infinitas variações, sendo impossível encontrar dois flocos iguais.

E agora uma perguntinha para matar a minha curiosidade...

Mas afinal por que a neve é branca? (Investiga e manda a resposta para o blog. Fico à espera!)

2 comentários:

Filipa Santos disse...

A luz visível é composta por radiações com diferentes valores de frequência e os nossos olhos detectam frequências diferentes como cores distintas. Objectos diferentes têm cores diferentes porque as partículas que os constituem têm frequências de vibração diferentes e dependendo da frequência da radiação reflectida o objecto vai apresentar uma determinada cor. No caso dos flocos de neve, que são conjuntos de cristais de gelo, o que acontece é que são reflectidas todas as radiações de diferentes frequências. A combinação de todas as frequências do espectro visível origina a cor branca. Ou seja, um objecto apresenta a cor branca se reflectir as radiações com os diferentes valores de frequência.

Maria Clara disse...

Obrigada Amiga Filipa pela tua sabedoria, interesse e amabilidade em responderes ao nosso desafio.Se permitires iremos abusar mais vezes do teu saber. Bj