sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

«Chás e tratamentos caseiros», o 1º livro da professora M.ª das Dores Albuquerque

     Foi no passado dia 7 de dezembro que a professora Maria das Dores Albuquerque, natural de Avelal, deu a conhecer ao concelho de Sátão o seu primeiro livro: «Chás e Tratamentos Caseiros». 
     A apresentação, que teve lugar na Casa da Cultura de Sátão, contou com a presença de familiares, colegas e amigos. Os filhos, Margarida e Filipe, tiveram um papel essencial na concretização deste projeto da professora Dores e tomaram a palavra para enaltecer merecidamente o percurso realizado pela mãe até à edição e publicação deste livro.

    A apresentação mais detalhada do livro «Chás e Tratamentos Caseiros» ficou a cargo do sobrinho Carlos Manuel e da autora. Trata-se de uma publicação valiosa, pois contribui para divulgar o património do nosso concelho ao nível das plantas medicinais e das suas propriedades, bem como o saber ancestral daqueles que, ao longo de anos de experiência aprofundaram o seu conhecimento nesta matéria.
     Todas as plantas referidas no livro foram recolhidas pela autora no nosso concelho, o que se torna para os Satenses um privilégio, pois significa que também cada leitor poderá usufruir facilmente da sua recolha e utilização, seguindo os preciosos conselhos da autora quanto aos melhores procedimentos.
     Eu tenho o prazer de ter sido colega e amiga, desde há vários anos, da professora Maria das Dores, que lecionou Educação Visual e Tecnológica na Escola Básica Ferreira Lapa, e até ao momento em que se reformou do ensino, sempre me lembro de ouvir os seus conselhos acerca das plantas e das propriedades dos chás que poderíamos preparar com elas, para tratar as mais variadas doenças e indisposições. Esta docente, que sempre se dispôs a partilhar o seu conhecimento com os colegas, concretizou agora um projeto mais ambicioso, e mais valioso também, por ser aberto a todos, partilhado com todos. E por ser uma forma muito válida de continuar a contribuir para o bem comum: agora que já não leciona aos mais pequenos, pode ensinar os mais crescidos, através da leitura/ consulta deste livro. 
     Recomendo a todos os que adquirirem este livro a leitura das palavras do Filipe Albuquerque, que como filho e psicólogo soube explicar de forma muito clara, no prefácio do livro, a génese e os objetivos deste projeto de sua mãe.
      

Sem comentários: