terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Homenagem merecida

       Na passada tarde de 5 de dezembro, a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves viveu momentos muito difíceis. Alunos, professores, assistentes e toda a comunidade educativa despediram-se da nossa querida Gorete, que trabalhou nesta escola durante dezassete anos, dedicando os últimos catorze à Biblioteca Escolar.
    Todos quisemos prestar-lhe a merecida homenagem, pela pessoa maravilhosa e pela profissional dedicada que sempre demonstrou ser. Com esta presença em número tão avassalador, manifestámos a nossa dor pela perda desta jovem senhora, alegre e sempre disponível, esposa e mãe amorosa, de forma tão inesperada e difícil de aceitar.
       Apenas conheci a Gorete há 4 anos, desde que assumi as funções de professora bibliotecária na EBI de Ferreira de Aves, mas neste relativamente curto espaço de tempo, só posso dar testemunho da pessoa maravilhosamente afável, diligente e sempre disponível, que me auxiliou na dinamização das atividades da Biblioteca Escolar. Pertencendo à equipa da BE, a Gorete foi o meu «braço direito», ajudando-me a concretizar todas as tarefas necessárias à criação de um ambiente favorável e cativante para quem entrava neste espaço de leitura, estudo, trabalho e lazer. Quem entrava na BE, sabia que podia contar com ela para uma ajuda nos trabalhos, uma opinião na escolha das leituras, uma confidência...
     Tenho a agradecer-lhe a sua simpatia, a boa vontade, o sorriso, o companheirismo, o cuidado e o carinho que punha em tudo o que fazia, o trabalho incansável. Destes três anos de trabalho e de convívio, só boas recordações guardarei... o seu olhar meigo e cheio de vida, o saber escutar, a partilha de dificuldades e alegrias, na escola e na vida, a solicitude e a dedicação às crianças, aos livros, às histórias, a tudo o que embelezava e dava vida à nossa biblioteca.

     À professora Maria Clara, certamente todos agradecemos as palavras verdadeiras  e tão sensíveis com que elogiou a Gorete, na cerimónia fúnebre. A comoção não me permitiria expressar tudo o que senti com a perda desta amiga, por isso deixo escritas neste texto as palavras que gostaria de ter sido capaz de dizer.
     
     À Gorete, que sempre foi humilde, valorizando pouco o muito que fazia, agradeço do fundo do meu coração o apoio, a forma como me acolheu nesta escola, a colaboração inexcedível.

      Que Deus a recompense no Céu, porque nós não o pudemos fazer. Até sempre, querida amiga! Nunca a poderemos esquecer.
                                                                           Pela Biblioteca Escolar, a Professora Bibliotecária,
                                                                                                                              Isabel Carvalho


Sem comentários: