terça-feira, 24 de novembro de 2009

Curiosidades de NATAL

O Presépio: É um dos símbolos mais populares nos países católicos e reproduz o cenário onde Cristo nasceu, com as figuras do Menino Jesus, José, Maria, animais, pastores e os três reis magos. O primeiro presépio foi feito em 1223 por São Francisco de Assis, nas redondezas de Greccio, Itália. Conta-se que, ao passear por uma floresta, encontrou um estábulo abandonado. No dia seguinte, ele trouxe uma estátua de criança, colocando-a sobre a palha. Os animais que o acompanhavam ficaram em volta da estátua. As pessoas da região aproximaram-se para ver o que estava acontecendo e entoaram cânticos natalinos. Assim, São Francisco, vendo que as igrejas ficavam vazias na Noite de Natal, pediu ao Papa para fazer uma réplica de gruta nos templos. Depois da autorização, ele pediu a Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio que se tem notícia.

A Árvore de Natal: O costume de montar árvores decoradas na época do Natal vem do século XVI e várias são as lendas que tentam explicar sua origem. A mais popular delas conta que São Vilfrido estava pregando aos pagãos que viviam na Europa Central e derrubou um carvalho que eles cultuavam como divindade. No mesmo instante, uma tempestade tomou conta do lugar e um raio atingiu o carvalho, destruindo-o completamente. Porém, ao seu lado, um pequeno pinheiro havia ficado intacto. São Vilfrido, então, aproveitou-se desse sinal para pregar na noite de Natal a vitória de Deus sobre os deuses pagãos.

A Data de Natal: É certo entre os estudiosos que 25 de Dezembro não seja a data verdadeira do nascimento de Jesus Cristo. Mas a Igreja Católica tomou este dia como símbolo a partir do século IV, mais precisamente em 324 do calendário de Philocalus. Ela foi incluída pela primeira vez a pedido do Papa Júlio I para cristianizar as festas pagãs conhecidas como Saturnália, que eram realizadas entre 17 e 24 de Dezembro, antecipando a festa do dia mais curto do ano e do Novo Sol.

(Curuiosidades tiradas da Internet)

Sem comentários: