segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TEMPO DE SEMENTEIRAS na nossa Biblioteca

A Vida da Mágica da Sementinha - Texto clássico da literatura portuguesa para a infância, esta história do trigo, da autoria de Alves Redol, constitui uma referência obrigatória pela forma como o autor, num discurso aparentemente simples e acessível, cruza uma multiplicidade de temas e apela a uma distribuição mais justa da riqueza. A pequena sementinha que protagoniza a narrativa, tal qual uma heroína de um conto de fadas, vive muitas aventuras até se transformar em planta e, novamente, em grão. Entre o espanto e o receio, são muitas as surpresas que a sua vida lhe reserva, pormenorizadamente descritas, desde que o semeador a retira da arca onde estava guardada com outras companheiras.
Combinando poesia e ciência, a obra recria o ciclo do grão de trigo, sem esquecer de narrar a sua história desde as origens mais remotas, dando conta do seu relevo na alimentação humana, mas também do seu contributo para a evolução da humanidade. Ao leitor adulto não escaparão, ainda, as alusões mais ou menos explícitas à realidade social e económica contemporânea da escrita do texto, como é o caso da menção à fome e às duras condições de vida dos trabalhadores agrícolas, dependentes de contingências climáticas.
Integrada no Plano Nacional de Leitura, os alunos das turmas dos sextos anos, têm-se deliciado com a sua leitura em voz alta, em sala de aula, em vários tempos lectivos. Como complemento de leitura, decidiram proceder à sementeira de vários cereais, no próprio local da Biblioteca, acompanhando a fase, com pequenos excertos retirados da obra.
Sinopse (resumo da obra)
Quando a noite chegou, a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba Preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros bagos de trigo. Acompanhando as aventuras da Sementinha, é a fascinante história do trigo que Alves Redol conta às crianças.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu pedi para mostrar quando se faz a sementeira e nao apareceu