quinta-feira, 30 de março de 2017

Miúdos a Votos - A eleição e os resultados

 Após uma Campanha Eleitoral muito participada por alunos de várias turmas do 1º, 2º e 3º ciclo, realizou-se no passado dia 17 de março a eleição dos Livros + Fixes em cada uma das escolas portuguesas (e de países de língua oficial portuguesa) envolvidas na iniciativa Miúdos a Votos.
     Na EBI de Ferreira de Aves, as mesas de voto funcionaram na Biblioteca Escolar, com elementos das várias candidaturas e uma urna de voto para cada ciclo. Houve uma participação muito positiva, com mais de 96% de votantes dos três ciclos.
    Foi uma experiência única para todos os que participaram, quer como "eleitores", quer como elementos das Mesas de Voto, pois tudo foi organizado como numas eleições "a sério" e os alunos, especialmente os mais crescidos manifestaram essa sensação.
     Quanto aos alunos que estiveram envolvidos na Campanha por nove dos livros nomeados para os 3 ciclos, viveram por dentro este evento, tomando parte na organização da eleição e no escrutínio (contagem) dos votos, de acordo com as orientações da Comissão Nacional de Eleições.
     A lista nacional dos Livros + Fixes, escolhidos pelas crianças e jovens portugueses, será divulgada em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro. 
     Quanto aos resultados na EBIFA, os livros mais votados em cada ciclo foram:

1º CICLO:

Poemas da Mentira e da Verdade
A Girafa que Comia Estrelas

2º CICLO:

A Viúva e o Papagaio
O Diário de Um Banana -vol.1

3º CICLO:

O Rapaz do Pijama às Riscas
As Gémeas no Colégio de Santa Clara

Miúdos a Votos - Dia de Eleições na Biblioteca on PhotoPeach

Sem comentários: