"Num país muito distante, vivia o rei mais sábio que alguma vez habitou sobre a terra. Sabia falar todas as línguas, mesmo todas, o Persa, o Italiano, o Mandarim, o Guaraní, o Iídishe, o Finlandês...
Era um dicionário vivo, sabia o significado de todas as palavras. Todas as Segundas-feiras lançava um desafio. Qualquer pessoa se podia inscrever e aquela que fosse seleccionada podia perguntar ao rei o que quisesse que para tudo ele tinha uma resposta.
Na Segunda-feira em que começa este conto, coube a vez a um homem, um tal Fernando..."
As turmas do 3º e 4ºano tiveram a oportunidade de conhecer este belo conto que fala da saudade, do nosso país, e de um tal Fernando, que virás um dia a descobrir como um dos nossos maiores poetas...
A professora bibliotecária deu-lhes a conhecer esta história através do Catalivros, um sítio da Internet, que também podes visitar no teu computador e que está disponível no teu blogue, mesmo do lado direito. Mostrou-lhes como visitá-lo e as "salas de leitura" que podem descobrir.
Ao mesmo tempo que ia lendo o livro em papel, os alunos podiam vê-lo a ser folheado digitalmente, tal e qual como o poderão fazer em casa, no próprio computador.
"SAUDADE" foi escrito por Claudio Hochman, um professor e encenador argentino que tem dedicado a sua vida ao teatro, em Portugal e noutros países, e ilustrado por João Vaz de Carvalho, um artista português que divide o seu talento pela pintura e pela ilustração. A editora é a Bags of Books.
É uma história que encanta todos os que a leem e ouvem, mas acima de tudo é uma homenagem muito especial à língua portuguesa e aos sentimentos que não conseguimos explicar... SAUDADE é uma palavra que só encontrarás no dicionário de Português porque...é só nossa!
Lê este livro e também ficarás a conhecer várias palavras em castelhano, a língua do autor e dos nossos vizinhos espanhóis.
Sem comentários:
Enviar um comentário