Durante esta semana, na Biblioteca e no átrio da escola, poderás ficar a saber mais sobre esta tragédia histórica que assolou o povo judeu e não só, durante a 2ª Guerra Mundial, e que resultou de uma das mais hediondas ideologias políticas que a humanidade conheceu, o nazismo.
Certamente algumas verdades irão chocar-te, algumas imagens irão ferir o teu olhar e o teu coração, mas é preciso ver, saber, estar alerta, para que ...
... HOLOCAUSTO, NUNCA MAIS!
Estará em destaque uma personalidade que a todos os portugueses e a todos os seres humanos
deve orgulhar: um Homem que, com custo da própria vida, do prestígio, do respeito, da sobrevivência da família e do seu bom nome, tudo arriscou para salvar milhares de pessoas de uma morte anunciada.
ARISTIDES DE SOUSA MENDES, Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, desobedeceu às autoridades do nosso país, obedecendo à sua consciência.
Natural de Cabanas de Viriato, uma localidade bem próxima de nós (Concelho de Carregal do Sal) teve uma carreira diplomática longa, que terminou de forma desonrosa para si e para a sua família, por ter FEITO O BEM SEM OLHAR A QUEM!
Certamente que as mais de 30 mil pessoas salvas pelos vistos que ele e dois filhos passaram, viabilizando a sua fuga para Portugal, só podem agradecer os valores de coragem e humanidade que estas palavras refletem:
Podes saber mais nestes dois sítios da Internet:
Fundação Aristides de Sousa Mendes Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário