
Foi no passado dia 10 de dezembro que pudemos assistir à entrega dos Prémios Nobel 2014.
Entre as várias personalidades laureadas, da Medicina à Química, da Economia à Física, destacamos o escritor francês Patrick Modiano, agraciado com o Prémio Nobel da Literatura, o mais prestigiante a nível mundial em várias áreas do conhecimento e da arte.
Nascido em julho de 1945, nos arredores de Paris, Patrick Modiano publicou o seu primeiro romance em 1968, intitulado "A Praça da Estrela" . Em 1972 recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa e em 1978, com a obra "Rua das Lojas Escuras", obteve o Prémio Goncourt.
É considerado um dos mais importantes escritores franceses da atualidade e "Horizonte" é o seu romance mais recente.
Podes ver aqui uma imagem do momento em que Patrick Modiano faz o seu discurso durante a cerimónia em Estocolmo, capital da Suécia:
Enquanto na Suécia eram entregues os prémios NOBEL da Medicina, Química, Economia, Física e Literatura, em Oslo, capital da Noruega, o Prémio Nobel da Paz era entregue conjuntamente a dois defensores dos direitos das crianças a uma vida digna e à educação: a jovem Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi lembraram ao mundo que há ainda muitas crianças e jovens que sofrem por lhes ser vedado os direitos básicos a um lar, à assistência na saúde,ao acesso à educação, enfim, ao respeito enquanto seres humanos frágeis e indefesos.
Sem comentários:
Enviar um comentário