domingo, 8 de junho de 2014

«Eu Espero», um livro muito especial

     Quase a chegar ao fim de mais um ano escolar, ainda houve tempo para mais uma Hora do Conto. Desta vez, foi a turma do 7ºF que, na aula de EMRC, conheceu este livro tão especial, de Davide Cali: «Eu Espero». 
     A apresentação desta obra, que retrata um percurso de vida, com alegrias e tristezas, sucessos e dificuldades, convida-nos a seguir um singelo fio vermelho que se vai enrolando, desenrolando, tecendo e desfiando, tal e qual como as nossas vidas.


 

      A infância, o crescimento, o amor, a guerra, o sofrimento, a solidão,... são os ingredientes desta breve história, em que as imagens valem tanto como as palavras e em que o leitor é chamado a ler com outros olhos os traços com que o ilustrador, Serge Bloch, interpretou a mensagem do autor. 
    No final da "leitura", os alunos foram convidados a escrever breves mensagens dirigidas ao Futuro e mostraram ter compreendido bem a obra, respondendo com sensibilidade ao que lhes era pedido.
 O desafio era: E tu? O que esperas do Futuro?

“ Que a política melhore; que tenha um bom estudo; que seja alguém importante, seguindo os meus sonhos; ter uma boa família, encontrando a pessoa certa e ser feliz.”

“ Espero acabar a escola com boa saúde para poder seguir o meu sonho de ser cozinheiro e ganhar pelo menos uma estrela Michelin.”

“ Espero que todas as pessoas vivam em harmonia, paz e amor.”

“ Que toda a gente seja feliz, que não haja guerras, toda a gente esteja com uma boa saúde, que as pessoas não falem por trás das outras. Só há uma vida, as pessoas têm que aproveitar.”

“Espero que seja feliz, que tenha saúde. Que tenha filhos. Que tenha uma boa vida, um bom emprego, que tenha muitos amigos e que tenha uma boa e alegre família, muita paz e amor.”

“ Eu espero que no futuro tenha paz, amor, carinho e muita saúde. Que eu me case, que eu tenha filhos, um bom emprego. E que os meus filhos nunca me abandonem e eu quando for velha não esteja na solidão e que não haja dias tristes.”

“ Eu no futuro espero ter uma vida feliz e sem problemas. Não quero ter solidão à minha volta. E ter um família que goste de mim e eu deles.”

“ Espero vir a encontrar alguma rapariga que goste realmente de mim e eu me venha a apaixonar por ela.”


“ Eu, no futuro, espero que tenha uma pessoa a meu lado que me ame e que passe os bons e maus momentos. Espero que tenha uma família de quem gostar e espero que tenha saúde para poder continuar a ser feliz.”


Sem comentários: