quarta-feira, 28 de maio de 2008

Falando do cérebro do adolescente, da adolescência…e dos pais!...

"É verdade que a maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece de facto nos primeiros anos de vida, mas nem o crescimento nem as mudanças terminam nessa altura. Os cientistas estão a descobrir que há mudanças importantes no desenvolvimento ocorridas durante os anos da adolescência e mesmo até aos 25 anos de idade.
Se há coisa que os pais podem aproveitar de toda a investigação cientifica sobre o desenvolvimento do cérebro adolescente, é que a sua influência, paciência, compreensão e orientação são necessárias, mesmo quando o adolescente ou jovem adulto «rosna», fuma, apaixona-se, fica acordado e bem desperto e troca mensagem até altas horas da noite, bate com as portas, ouve música aos berros, revira os olhos, fura as regras de casa, parece incapaz de cumprir a mais simples instrução ou foge de demonstrar afecto.
Os pais deverão também lembrar-se de que os cérebros em desenvolvimento são muitas vezes incapazes de lidar com problemas de organização; que têm maior dificuldade em fazer juízos sociais, políticos ou morais, e que têm que ser lembrados das consequências potenciais dos seus actos e cuidadosamente guiados na direcção de riscos que não sejam tão… enfim… arriscados. Finalmente os pais deverão lembrar-se de que os adultos em desenvolvimento precisam de quantidades apropriadas de independência, liberdade e responsabilidade.
Os adolescentes podem conduzir o carro da família, sair de casa, ir para a faculdade e passar os seus tenros 20 anos a debater-se com decisões de vida, todas as quais fazem parte do crescimento normal. Mas só porque os adolescentes já deixaram a infância para trás, os pais não podem dizer:
O meu trabalho está feito."

Pequeno artigo tirado das Selecções Reader`s Digest, de Maio de 2008.

Sem comentários: