quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um pouco de história dos Lenços dos Namorados

O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar. Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias. Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII/XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.
A tradição dos lenços de namorados "obriga" aos erros ortográficos, devido à idade e escolaridade das primeiras bordadeiras, era a fonética que importava. Depois, a tradição manteve os "erros"...
Existe actualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.
(Informação recolhida da Internet)

1 comentário:

Unknown disse...

Aqui estou eu novamente!
Gostei muito de ler a história dos Lenços dos Namorados.
A Biblioteca da nossa escola está muito bonita com os lenços feitos pelas meninas apaixonadas. Seria interessante se fizesses uma vista na Companhia da pessoa amada.Não te esqueças de que o Dia dos Namorados é no dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim. Bruno Chaves Nº5 6ºA