sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conhecer Irena Sendler, a Mãe das Crianças do Holocausto

     A Biblioteca Escolar continua a desenvolver o projeto "Conhecer+ o Holocausto", em articulação com o currículo de História do 9º ano.
     Depois da exposição sobre Aristides de Sousa Mendes, em que demos a conhecer esta personalidade que tanto bem fez numa época de grande sofrimento, está agora em destaque Irena Sendler, uma jovem polaca corajosa que durante a II Guerra Mundial enfrentou todos os perigos e sofreu mesmo a prisão e a tortura para salvar de um destino trágico mais de 2500 crianças judias do Gueto de Varsóvia, na Polónia.


     Irena Sendler era assistente social na capital polaca durante a ocupação alemã e serviu-se de toda a sua criatividade e coragem para retirar do gueto e entregar a famílias polacas as crianças que de outra forma iriam acabar nos campos de concentração nazis. 

     Com perigo da própria vida, salvou todas estas crianças e guardou até ao fim da Guerra as listas dos seus nomes para as devolver às famílias. Infelizmente, foram poucos os que puderam reencontrar-se, pois os pais e outros familiares não sobreviveram às duríssimas provações que tiveram de enfrentar.


    Quando tiveres oportunidade, vê o filme  poderás conhecer melhor a vida desta senhora, que também ficou conhecida como "O Anjo de Varsóvia".  através do filme "A História de Irena Sendler", baseado na obra de Anna Mieszkowska.

 
    Irena Sendler, que chegou a ser proposta para o Prémio Nobel da Paz, faleceu a 12 de maio de 2008, em Varsóvia. Nos últimos anos de vida, foi cuidada pela família e por Elzbieta Ficowska, uma das crianças que conseguira salvar.

Sem comentários: