sexta-feira, 28 de março de 2014

O Projeto SOBE na EBI de Ferreira de Aves: a higiene oral sempre presente!

      Foi no passado dia 20 de março que se comemorou no nosso país o Dia da Saúde Oral, data celebrada de forma conjunta pela Direção-Geral da Saúde, a Ordem dos Médicos Dentistas, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares.
    A este propósito, lembramos a todos que no nosso agrupamento está a ser desenvolvido o projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), que se dirige às crianças do Pré-escolar e do 1º ciclo. Este projeto alia a Saúde Oral, a Leitura e a Biblioteca Escolar e há várias Escolas e Jardins de Infância a utilizar o KIT de Escovagem oferecido por este projeto, promovendo a higiene oral dos mais pequenos na escola.       Nesta ocasião comemorativa do tema, mereceu a atenção da Biblioteca a forma como a utilização do Kit está a ser posta em prática com os alunos do 1º ciclo, por ser um bom exemplo de organização e rentabilização dos recursos, em favor da melhoria dos hábitos de higiene dos nossos alunos, que certamente terá continuidade na família e pela vida fora.

O projeto SOBE na EBI de Ferreira de Aves on PhotoPeach
     Depois do almoço na cantina, cada aluno do 1º, 2º, 3º e 4º ano vai  buscar o seu KIT (copo, escova e pasta), devidamente identificado, que se encontra num espaço próprio da cantina,  e faz a escovagem dos dentes num dos locais previamente definidos (lavatórios/ WC junto à cantina ou WC junto às salas de aula). Depois, regressa à cantina e arruma o seu material no local indicado, ajudando muitas vezes a organizar os kits dos outros colegas.
    Esperamos que estes bons hábitos permaneçam, cumprindo o provérbio tão português «De pequenino de torce o pepino», agora com uma nova redação: De pequenino se lava e cuida o dentinho!

Sem comentários: