segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição «Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958» na Biblioteca

     Na última semana de março, a nossa Biblioteca acolheu uma exposição muito especial, disponibilizada pela Embaixada da Áustria em Portugal. Trata-se de uma iniciativa que tem percorrido muitas escolas do nosso país e que tivemos o privilégio de conhecer.
     Depois de esta exposição ter estado na ESFROV e na EB Ferreira Lapa, onde foi visitada por muitas turmas, os alunos da EBI de Ferreira de Aves tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade longínqua no tempo, porém dramática e necessária ao conhecimento de todas as gerações, especialmente nos nossos dias, para que nunca se esqueça e jamais se repita.


Exposição «Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958» on PhotoPeach
    A temática inseria-se nos conteúdos da disciplina de História do 9ºano, mas mereceu a atenção de professores e alunos de outros anos de escolaridade, pela importância de que se revestia. Os alunos do 6ºano da EBFL tiveram uma motivação especial, por terem lido duas obras sobre esta época: «A lha na Rua dos Pássaros», de Uri Orlev, e «O Caderno do Avô Heinrich» de Conceição Tomé, escritora que conheceram na Semana da Leitura.
    Foi gratificante conhecer a forma como o nosso país, através da Cáritas, uma organização da Igreja Católica com ação no nosso país e em muitos países do mundo, ajudou muitas crianças vítimas da II Guerra Mundial (1939-45) e da tragédia do Holocausto, a encontrar uma nova vida.

Sem comentários: