domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Amor paira no Ar!... Vem aí o Dia de São Valentim!...






Os "Lenços dos Namorados" também conhecidos como "Lenços de Pedidos" existem por todo o país, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores. É no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte. Esta surge com o objectivo de divulgar a vertente do artesanato regional, no âmbito dos Lenços de Namorados, também designados lenços marcados, bordados ou de amor. A tradição dos Lenços de Namorados é significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, apresentando, todavia, características de bordado diferente particularmente evidenciados nos de ponto de cruz vermelho e os restantes mais recentes, destacam-se pela explosão de cores vivas.

O tema principal destas peças bordadas é, de uma forma clara, o Amor.

Na altura, era costume, ensinar às raparigas a arte de bordar. Este lenço era então confeccionado nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do pastoreio do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na trincha da saia ou na algibeira e mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor. Este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.
Apesar de não se saber ao certo quando apareceram, é provável que a origem dos Lenços dos Namorados esteja nos lenços senhoris do século XVII ou XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo. Em forma de quadrado, de linho ou de algodão, o Lenço dos Namorados fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função: a conquista do namorado.
Vila Verde (Minho) é conhecida pela grande qualidade do seu artesanato, nomeadamente pelos típicos Lenços dos Namorados, bordados pelas mulheres da região desde o século XVIII para oferecer a eventuais pretendentes, os quais tinham de os usar em público para mostrar que retribuíam o interesse.
Os lenços carregam, por isso, sentimentos amorosos revelados através de variados símbolos que representam a fidelidade, a dedicação e a amizade, entre outros. Os lenços, representam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, no qual ela escreve pequenos versos de amor, ou símbolos. Damos conta muitas vezes, de erros ortográficos nestes lenços, que denunciam a falta de instrução da época.
A fidelidade está presente na representação da pomba e do cão, enquanto a ligação amorosa é representada por um par de namorados ou uma chave que une os dois corações.
O acto do casamento está presente na representação de símbolos como a cruz, o vaso ou o candelabro, estando também bordadas quadras amorosas em todos os lenços. As raparigas aprendiam a arte de bordar e elaboravam os lenços com "todos os sentimentos que lhes iam na alma".
Sendo bordados normalmente a "ponto pé de flor", estes lenços eram muito trabalhosos e morosos, obrigando a "bordadeira" a ser muito paciente e cuidadosa na sua confecção. Com o passar dos tempos, foram-se adoptando outros tipos de pontos mais fáceis e rápidos de bordar. Com esta alteração a decoração inicial dos lenços modifica, as originais cores de preto e vermelho, vão dar origem a uma série de outras cores e outros motivos de decoração. Além de um símbolo do amor, os lenços começaram também a retratar acontecimentos importantes de época como a emigração para o Brasil, as vindimas e as críticas sociais.
Os Lenços dos Namorados são, sem dúvida alguma, talvez pelo seu carácter tremendamente popular e ingénuo, o que de mais puro e romântico existe no que toca ao Amor.
"É tam certo eu amarte
Como branco o lenço ser
Só deixarei de te amar
Quando o lenço a cor perder"

De que estás à espera!...
Pega na agulha e nas linhas e começa já a confeccionar o lencinho para ofereceres ao teu namorado ou amigo.
Feliz Dia de São Valentim!...
BE

Sem comentários: