segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

" O Abeto de Natal" e "Babushka" - 2 histórias de Natal na BE e 1 desafio...

    O Natal trouxe outra história muito bela às crianças do Jardim de Infância de Lamas, e às do 1º e do 2º ano: "BABUSHKA" de Sandra Ann Horn.
   
    A equipa da Biblioteca preparou uma dramatização da história desta velhinha muito especial, que dedicava todo o seu tempo às limpezas, sem tempo para ir ver o Rei-Menino que nascera. Por amor a essa criança, deixa a sua casa e parte para Lhe levar o conforto de um xaile e um pequeno palhaço. 
    Pelo caminho, encontra muita gente a quem faz o bem, mas no final recebe uma linda recompensa pelos seus gestos de Amor.    
    No belo cenário que acompanhou esta história, os alunos preencheram as "pedras do caminho" de Babushka com palavras  da história, importantes para a viagem que ela percorreu.
   
   

"Babushka" na Biblioteca da EBI Ferreira de Aves on PhotoPeach
O DESAFIO: depois de ouvirem as histórias, os alunos receberam um "livro em branco" onde irão recontar cada história através das suas próprias ilustrações, durante o 2º período. 
      As crianças do Jardim e do 1º e 2º ano irão recontar " Babushka" enquanto as do 4º, 5º e 6º ano irão ilustrar "O Abeto de Natal". Tratou-se de uma ideia da professora da equipa da BE, Ana Laurentino, que irá apoiar o trabalho dos alunos do 2º ciclo. 
      As capas dos livros:

Os artistas mais pequenos (Jardim e 1º ano) tiveram uma ajudinha extra: as figuras para recortar e colar.
 

AGRADECIMENTOS:
     A Professora Bibliotecária agradece a colaboração e o empenho da equipa da BE (e das professoras e educadoras das turmas participantes), na preparação das atividades de Natal: 
Hora do Conto e Dramatizações - prof. Albano Aguiar (narrador), assistente operacional na BE, Isabel Moreira (figuras/fantoches e vozes);
Elaboração dos "Livros em Branco" - prof.ª Ana Laurentino, A.O. da biblioteca, Isabel Moreira, e prof.ª Ana Paula Henriques;
Colaboração na Hora do Conto (3º ciclo): prof.ª Emília Raposo.
Isabel Almeida

Sem comentários: