sábado, 7 de fevereiro de 2015

"Fumo" - depois da Leitura...

   Uma semana depois da leitura da obra "Fumo", na aula de E.M.R.C., a professora bibliotecária propôs à turma do 9ºG uma pequena atividade de expressão individual:
     os alunos recordaram a história através da observação das ilustrações, receberam uma miniatura do livro "Fumo" e foram convidados a escrever uma mensagem, opinião, reflexão pessoal sobre este livro tão especial.

«Fumo» - depois da leitura... on PhotoPeach

     Aqui ficam algumas das reflexões destes alunos. Vale a pena ler o que a sensibilidade dos nossos jovens os fez escrever.

 “ …A tortura e a forma como mataram milhões de Judeus é uma coisa horrível e monstruosa. Na minha opinião nada pode justificar o que foi feito. Aquelas pessoas inocentes não tinham culpa …”

“ Este livro é uma lição de vida, acho que as pessoas "crescem" ao lerem este livro.”

“ Mostra um pouco do sofrimento que essas pessoas passaram, como destruíram a infância de muitas crianças e destruíram milhares de famílias.”

“ As mães fazem tudo pelos seus filhos … estas mães são um exemplo para as outras mulheres.”

“ Gostei imenso deste livro e de uma certa maneira comoveu- me. Tirei uma breve conclusão que foi: temos de aproveitar ao máximo os momentos que temos ao lado da nossa família e de quem mais amamos.”

“ Se todos nós, como pessoas e seres humanos, tivéssemos a preocupação e a iniciativa de compreender, aceitar e ajudar os outros teríamos um mundo melhor.” -  ( Ricardo Morais)

“ Às vezes sentimo-nos de certa forma indignados com a vida, mas depois conhecemos outros casos de vida diferentes como: uma “alimentação diferente”, uma alegria diferente e aí damos valor ao que temos e deveríamos ter para com isso.”

“ Este livro fala-nos sobre o Holocausto. Os nazis perseguiram principalmente os judeus e levavam- nos para campos de concentração onde viviam em condições miseráveis. Na minha opinião o que os nazis faziam era desumano. Eu recomendo a leitura deste livro porque é interessante e retrata uma história real(…).”

 

Sem comentários: