sábado, 20 de novembro de 2010

Big 6 - Modelo de Pesquisa de Informação

Ao longo da tua vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que te vais deparar é a realização de trabalhos. Ora isto muitas vezes levanta vários problemas. Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia vamos ensinar-te a resolveres os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa de Modelo Big 6 (as seis grandes).

O Modelo Big 6 organiza-se em seis etapas:
1. Definição da tarefa a realizar
2 . Estratégias de pesquisa de informação
3. Localização e acesso
4. Utilização da informação
5. Síntese
6. Avaliação

Vamos ver o que deves fazer em cada uma:
Etapa 1- Definição da tarefa:
O teu primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou tu próprio definiram para o trabalho. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que percebes exactamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades?
Dica: Não escolhas um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou à tua vila.

Etapa 2 – Estratégias de pesquisa da informação:
Depois de saberes com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é determinares de que tipo de informações precisas para esse tema.
Deverás estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
A segunda etapa consiste em descobrires onde deves procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao teu dispor. É tempo de perguntares:
Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?
Na biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponíveis os livros da biblioteca, enciclopédias, manuais, jornais, revistas, etc. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa.

Etapa 3 – Localização e acesso:
Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vais fazer uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior. Aprende a fazer buscas significativas, para não perderes muito tempo…
Dica: Podes também pedir ajuda aos professores ou às assistentes operacionais que estiverem na Biblioteca.

Etapa 4 – Utilização da informação:
Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho.
Deverás extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverás descartar o que não é relevante.
Dica: À medida que vais tomando notas, não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na bibliografia. Terás de consultar o guia que te ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.

Etapa 5 – Síntese: Como organizar?
Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa definida na primeira etapa.
Deverás proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor tem muito mais valor as tuas opiniões e conclusões, bem fundamentadas na informação que reuniste, do que simplesmente apresentares uma cópia do que outros fizeram.
O plágio (isto é, utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na bibliografia).

Deves depois pensar na forma como vais apresentar o trabalho:
a) Um trabalho escrito?
b) Uma apresentação electrónica?
c) Uma página de Internet?
Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, e de acordo com as tuas capacidades. Não te ponhas a “inventar” para não fazeres má figura!
Dica: Na Biblioteca encontras sempre uma assistente operacional ou um professor que te ensinam a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima enumeradas.

Etapa 6 – Avaliação:
A última etapa é a da avaliação que tu próprio deves fazer sobre o trabalho realizado.
Então agora tenta encontrar resposta para as seguintes perguntas:
1. A tarefa está completa?
2. Corresponde às expectativas do professor?
3. Poderia ter feito melhor?
4. O que foi que aprendi?
5. Obtive a informação de que se necessitava?
6. A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa
?

Vês! Agora, sim… Estás pronto(a) para fazer um “brilharete” com o teu trabalho!
E não foi nada complicado!
Bom trabalho!

(Sessões de trabalho orientadas, dinamizadas e exploradas pela Coordenadora da nossa Biblioteca, Professora Isabel Carvalho)

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