sábado, 16 de outubro de 2010

Roda dos Alimentos: Antiga e Nova

A antiga Roda dos Alimentos estava dividida em 5 grupos. A maior área da Roda pertencia ao grupo dos vegetais e frutos, seguida do grupo dos cereais e derivados. O grupo dos lacticínios era semelhante, em tamanho, ao grupo das carnes, pescado e ovos, enquanto que o grupo das gorduras e óleos era o mais pequeno de todos.
A nova Roda dos Alimentos está dividida em 7 grupos de alimentos que indicam a proporção que deverá estar presente na nossa alimentação diária. É uma imagem que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos, representada em forma de círculo, que se divide em fatias de diferentes tamanhos que se designam por grupos, sendo os seguintes:

Cereais e derivados, tubérculos– 28%
Hortícolas– 23%
Fruta– 20%
Lacticínios– 18%
Carnes, pescado e ovos– 5%
Leguminosas– 4%
Gorduras e óleos– 2%

A água aparece no centro da Roda, embora não constitua um grupo próprio, está presente em todos eles. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros dia. Embora, não sendo um grupo à parte, uma vez que está presente na constituição de todos os alimentos, é todavia essencial à vida e devemos bebê-la mesmo que não tenhamos sede.

Para facilitar a escolha dos alimentos que devemos consumir diariamente, em que proporções e quais as possíveis combinações, não existe nada mais simples do que consultarmos a Roda dos Alimentos.
Fontes:
Direcção-Geral da Saúde (DGS)
Um livro sobre a alimentação, de M. J. Filgueiras Soares e desenhado por António Leça para o Programa Saber Comer é Saber Viver. Blog: Paulo Freixinho

Sem comentários: