domingo, 17 de outubro de 2010

ÁGUA: Elemento indispensável na nossa alimentação

A água é essencial para a vida, sendo a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de 60 a 75% do nosso peso corporal.
Como diz um antigo provérbio «Um Homem pode viver 3 semanas sem comer, 3 dias sem beber e apenas 3 minutos sem ar». Na nova Roda dos Alimentos, a água também está representada. Está localizada ao centro uma vez que é essencial para a vida e faz parte de quase todos os alimentos. Através dos alimentos obtemos cerca de metade da água necessária, o resto deve ser ingerido de preferência bebendo água, pelo menos, 1,5 litros por dia.
A água desempenha diversas funções no organismo, nomeadamente, o transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo; elimina as toxinas através da urina e da transpiração; funciona como solvente, como meio onde se dão todas as reacções e auxilia na regulação da temperatura corporal.
Ao longo do dia estamos continuamente a excretar água, seja através da urina, da transpiração, da respiração ou das fezes, sendo assim, de extrema importância, o equilíbrio entre a ingestão e a perda de líquidos de forma a não colocar a saúde em risco.
Desta forma, é essencial uma ingestão adequada de água, podendo as necessidades individuais variar entre 1,5 e 3 litros de água por dia, dependendo da idade, sexo, actividade física, estado fisiológico, tipo de alimentação e nível de transpiração da pessoa e ainda a temperatura ambiente.
Que quantidade de água devemos beber?
Como referido, a quantidade de água que se deve beber depende da constituição física da pessoa, do nível de actividade física, da temperatura ambiente, etc.
O corpo humano perde uma quantidade significativa de água ao longo do dia, assim, os especialistas têm recomendado que se beba uma média de 2 litros de água por dia. A água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. É necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.
Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.
Algumas notas:
No Verão em dias quentes bebe mais água, lembra-te que nesses dias estás mais susceptível à desidratação;
Crianças e idosos são mais susceptíveis à desidratação, pelo que devem beber água em elevadas quantidades;
Nas grávidas, a hidratação é essencial, uma vez que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé;
Bebidas alcoólicas, café, refrigerantes e chás contendo cafeína levam ao aumento das perdas de água pela urina, pelo que não devem ser consumidas excessivamente;
Lembra-te que parte da água que ingeres ao longo do dia é através dos alimentos;
Os legumes, fruta, sopa, sumos de fruta naturais, leite e iogurte são boas fontes de água;
A saúde da pele é influenciada pelo consumo de água. Uma adequada ingestão de água torna-a mais brilhante, flexível e previne o seu envelhecimento precoce;
Se praticas exercício físico, não te esqueças que é muito importante beber água antes, durante e no fim da actividade;
Tem sempre uma garrafa de água por perto. Bebe água de forma constante e regular ao longo do dia, mesmo sem teres sede. A sede é o primeiro sinal de desidratação;
É de salientar que a água não fornece energia.

Sem comentários: