sexta-feira, 5 de junho de 2009

Namoro violento não é AMOR!...

Não me sentiria amiga e útil se não partilhasse contigo, o que aprendi hoje, no Seminário sobre "Namoro violento não é Amor" levado a efeito pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde, CPJM. Procura entender a mensagem que te quero transmitir e, sobretudo partilhar, encarando-a como sendo mais um afecto.
Tenho acompanhado de perto o teu desenvolvimento/crescimento tanto a nível físico, psicológico, emocional,... ao longo destes anos. Estás crescido/a e um/a bonito/a adolescente!
Estás na idade de conquistares o teu primeiro amor! É simplesmente natural! Sei já de várias historietas e tenho presenciado vários afectos e carícias que demonstras ao/à teu/tua companheiro/a. E tenho-me divertido! Também já tive a tua idade!
E, vem aí o sol, o mar, o rio, a praia, os arraiais, os bailaricos, os piqueniques,... e os amores de Verão que podem ser passageiros ou eternos.
Sei que posso confiar em Ti!
Mas hoje fala-se tanto em violência em vários campos e, nunca me tinha apercebido e o que incomodou bastante que muitos jovens, rapazes e raparigas, da tua idade ou mais velhos/as, são vítimas de violência ao longo das suas relações amorosas ou seja no namoro. E falo da violência física, psicológioca, sexual,...
Fiquei a saber que o abuso psicológico é o tipo de violência mais frequente nas relações de namoro:
Humilhar; Insultar; Controlar horários; Controlar o uso do telemóvel; Impedir a relação com amigos/as; Insinuar que a/o namorado/a se veste de forma provocatória:
SÃO SINAIS DE ABUSO QUE NÃO DEVES IGNORAR OU MINIMIZAR.
Dizem os estudos que 25% de jovens em Portugal, entre os 15 e os 25 anos, já foram vítimas de violência na relação de namoro.
Podes ter relações de namoro saudáveis! Ser assertivo, saber respeitar, saber comunicar eficazmente e ser capaz de resolver problemas dialogando e partilhando-os sempre com pessoas de confiança como os teus pais, professores e amigos de "peito" que saibam escutar! Procura o seu aconselhamento e apoio e verás que os teus problemas serão resolvidos.
E fica a saber que:
GOSTAR NÃO É CONTROLAR!
CIÚMES NÃO SÃO AMOR!
QUEM AMA CONFIA E RESPEITA!
NÂO ACEITES A VIOLÊNCIA!
Dá o exemplo! Continuo a confiar em Ti!
Com grande afecto!
A tua BE.

1 comentário:

Dafne Machado disse...

Olá Laura chamo-me Dafne Machado sou jornalista do programa Tardes da Júlia e procuro raparigas que tenham passado por um namoro atribulado, ligado à temática da violência no namoro. gostava imenso de falar contigo. O meu email é dafnelorenamachado@gmail.com