terça-feira, 10 de junho de 2008

Pessoa - 120 anos

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888, filho de Maria Madalena Nogueira e de Joaquim Pessoa, veio a tornar-se um dos maiores poetas portugueses de sempre.
O livro «O Meu Primeiro Fernando Pessoa» de Manuela Júdice, com ilustrações de Pedro Proença, é um dos muitos que existem na nossa biblioteca. É recomendado pelo Plano Nacional de Leitura mas não o procurem porque se encontra requisitado pela turma D do 4º ano! Baseando-se neste livro esta turma preparou uma oportuna homenagem ao poeta, para o dia do seu aniversário. A brincar, a cantar e a declamar vamos dar a conhecer a vida de Fernando Pessoa, os seus heterónimos, os seus poemas, as musicas que inspirou… Nem imaginam a quantidade de poemas que o poeta escreveu para os mais novos ou evocando a sua infância!

Quando as crianças brincam

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.

Fernando Pessoa

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu participei na peça de teatro sobre o Fernando Pessoa e cantei a musica Comboio Descendente...
Nao estava nervosa!!!haha.

Adorei fazer esta peça!!!

Anónimo disse...

Eu hoje fiz três papeis:
- li poemas
- fiz de narradora
- e cantei
Hoje fiz isso porque é o dia de Santo António e o Fernando Pessoa faz 120 anos. Eu gosto deste escritor...

Anónimo disse...

Eu participei na peça sobre Fernando Pessoa. Eu declamei o poema "Quando as crianças brincam". E eu gostei muito do que eu e os meus amigos fizemos!!!!!!

Anónimo disse...

Eu participei na peça de teatro do Fernando Pessoa...Fiz de uma criança a fazer Bolas de Sabão.
Eu estava muito nervosa...

Eu adorei fazer esta peça!!!

Anónimo disse...

Eu fiz o papel de mostrengo na peça de teatro mais o Luis, a Anita e o Miguel. Foi muito fixe!

Anónimo disse...

Eu estava muito nervoso porque pensava que ía correr mal.

Anónimo disse...

Eu participei na peça do Fernando Pessoa, eu cantei e li o poema A Fada das Crianças.
Eu gostei muito desta peça, e também gosto do escritor Fernando Pessoa... Eu estava muito nervosa...

Anónimo disse...

Hoje eu e os meus colegas fomos declamar alguns poemas na biblioteca, eu estava um bocado nervosa mas corrreu tudo bem.A Alice disse que gostou muita da música "Comboio Descendente"
Adorei o que fiz!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu fis esta peça de teatro e adorei.E eu estava nervoso.
Mas no fim tudo correu bem!

Anónimo disse...

Nos estavamos muito nervosos.

Anónimo disse...

Eu participei na peça de teatro sobre o fernando Pessoa e fiz A BOLA DE SABÃO. Não estava nervoso.
Eu adorei fazer esta peça.

Anónimo disse...

Eu nao estava nervoso mas eu fiz dois poemas, o "poema pial" e "tenho uma grande constipaçao" correu-nos bem o Fernando Pessoa.
Agora é o meu escritor preferido!