terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Dia em Memória das Vítimas do Holocausto no nosso Agrupamento

     No âmbito do projeto “Conhecer+ o Holocausto”, em que a Biblioteca Escolar promove o apoio ao currículo dos alunos, através da articulação de saberes e da divulgação de obras de literatura e cinema sobre esta temática, assinalou-se na passada sexta-feira, dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, através de várias atividades. 
     Na EBI de Ferreira de Aves as cinco turmas dos 2º e 3º ciclos (5ºE, 6ºF, 7ºE, 8ºF e 9ºF) assistiram de manhã ao filme A história de Irena Sendler, com o objetivo de conhecer a extraordinária ação desta jovem assistente social durante o gueto de Varsóvia. Os alunos do 1º ciclo, à tarde, ( 1º, 2º, 3º e 4º anos) viram a 1ª parte do filme A Vida é Bela. No final das sessões, todos acenderam no átrio uma vela pelas vítimas do Holocausto e deixaram mensagens em estrelas que foram afixadas no painel.
    Na EB Ferreira Lapa e ESFROV, também houve o visionamento do filme A história de Irena Sendler (9º e 12º ano) serviu para conhecer esta personalidade e motivou muitas mensagens colocadas pelos alunos no painel. Nas turmas do 5º ano, houve a apresentação do livro A História de Erika, de Ruth Vander Zee.
     Na EBFL, alguns alunos do 9º ano prepararam, na disciplina de EMRC, sob a orientação do professor Carlos Sales, uma explicação sobre o Holocausto, que apresentaram às turmas da escola (salas e átrio). As alunas do Clube de Música, acompanhadas pelo professor José António Gomes, homenagearam as vítimas do holocausto com a canção Aleluia de Leonard Cohen, ele próprio descendente de judeus polacos.
     Ao longo do dia 27, a Rádio Alive FM emitiu textos lidos por alunos de vários anos de escolaridade que serviram para dar a conhecer à comunidade alguns livros sobre a temática do holocausto.

   Dia em Memória das Vítimas do Holocausto no Agrupamento de Escolas de Sátão on PhotoPeach  
     A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento agradece a todos os que colaboraram e tornaram possível a concretização destas atividades. Foram momentos muito tocantes, que emocionaram e sensibilizaram todos os que os viveram.
    Esperamos ter contribuído para lembrar e dar a conhecer uma tragédia que não pode voltar a repetir-se. Numa época em que a sociedade assiste a preocupantes sinais de intolerância e ameaças ao respeito pelos direitos de todos os seres humanos, impõe-se SABER O QUE NÃO QUEREMOS VIVER.
A professora bibliotecária, 
                                                                                                                                      Isabel Almeida

Sem comentários: