quinta-feira, 7 de julho de 2016

Caminhar pela Rota de Aquilino e... outras viagens

        No passado sábado, 2 de julho, foram vinte as aventureiras, entre professoras e assistentes operacionais, que logo pela manhã se juntaram para uma caminhada pelas Terras do Demo, na Rota de Aquilino.
Para algumas das participantes, esta iniciativa da Biblioteca Escolar foi uma oportunidade de reencontro com colegas que entretanto deixaram o nosso agrupamento ou a carreira docente.
A caminhada começou em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, e prosseguiu até chegarmos à povoação de Freixinho. O percurso inicialmente previsto era mais longo e acompanhava o rio Távora em parte do seu curso, mas as condições do terreno não o permitiram.
Pelo caminho, apreciámos a paisagem, sempre com as águas do Távora a surgir aqui e ali, entre o arvoredo e as penedias. Como a caminhada foi mais curta que o previsto, houve tempo para um pequeno passeio à beira-rio, para provar as belas cerejas locais e para uma paragem refrescante junto às águas da barragem de Vilar.
Foi neste local tão aprazível que o grupo começou a sua tertúlia, partilhando experiências de leitura e recordando Aquilino Ribeiro, a sua vida e a sua obra. Nesta reflexão, tivemos a ajuda das palavras que a prof.ª Rosa Quinteiro escreveu para a ocasião e que nos guiaram pelo universo deste escritor, que nos deixou retratos tão completos e realistas da sociedade do seu tempo e do difícil modo de vida das gentes beirãs.
Já nos jardins do Convento de N.ª Sr.ª do Carmo, pudemos apreciar as sombras do arvoredo, a frescura das águas e a beleza da paisagem que se avistava da torre do edifício, com o azul do rio Távora, engrossado pela barragem. Tudo serviu para mais uns momentos de convívio e de escape ao calor que já se fazia sentir.
O almoço ajudou a retemperar as forças e prosseguimos viagem até Penedono, onde “voámos” até à Idade Média e fizemos o nosso “assalto ao castelo”. Estava a decorrer a Feira Medieval, com tudo o que caracteriza este tipo de eventos: não faltaram as barraquinhas de venda de especiarias e quinquilharias, o desfile dos nobres e dos artistas da época, os cavalos engalanados ou os músicos mais ou menos afinados.
O regresso fez-se pela casa que viu nascer Aquilino: no lugar de Carregal (concelho de Sernancelhe), parámos para uma última viagem ao seu universo e, através da leitura de alguns excertos de “Cinco Réis de Gente” e “O Malhadinhas”, transportámo-nos a outra realidade, outro tempo, agreste e difícil, porém com o seu “quê” de irónico e bem-humorado que sempre distinguiram o estilo aquiliniano e continuam a fazer as delícias de quem o conhece.
Foi um dia que certamente ficará na memória de quem o viveu, como uma viagem feita de viagens, as das palavras, dos caminhos e das distâncias, no tempo e no espaço (dentro e fora de si próprio).
Um agradecimento muito especial à professora Lurdes Cruz, que organizou o percurso e nos guiou pelas belas paragens de Sernancelhe e Penedono, e à professora Rosa Quinteiro, que preparou o percurso pela obra e pelas palavras de Aquilino. Agradecemos, ainda, a colaboração da Câmara Municipal, que nos cedeu o transporte, e do Sr. Fernando, que nos guiou com simpatia e perícia.
Até á próxima caminhada e tertúlia! Venham também e participem!


Mais imagens da nossa caminhada e salutar convívio...

Caminhada-Tertúlia na Rota de Aquilino on PhotoPeach

Sem comentários: