segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Visita de estudo a VISEU

     No passado dia 27 de janeiro, vários alunos do 3º ciclo da EBI de Ferreira de Aves participaram, com outros alunos da EBFL e da ESFRoV, numa visita de estudo a Viseu, na qual tiveram a oportunidade de conhecer alguns monumentos, visitaram exposições e viram bem de perto a história e os bastidores do teatro Viriato. 
Visita de estudo a Viseu on PhotoPeach
     O Francisco e o Diogo do 7ºF, a Ana Rita do 8ºF, a Maria Beatriz e a Inês do 9ºG e a Ana Beatriz e o Diogo do 9ºH começaram a sua visita com a subida da Calçada de Viriato no funicular, depois visitaram o Museu Grão-Vasco, onde admiraram algumas obras de arte do período dos Descobrimentos (tapeçarias, contadores, objetos religiosos) e um dos quadros do pintor que dá nome ao museu, em que Grão-Vasco retratou a figura de S. Pedro com as técnicas mais avançadas da sua época. 
   Depois de uma breve passagem pelos claustros da Sé Catedral de Viseu, alunos e professores acompanhantes dirigiram-se a um novo espaço de exposições, no cruzamento da Rua do Hilário com a Rua Direita (antigas instalações da Papelaria Dias). Neste espaço puderam visitar a exposição «Coragem em Tempo de Medo» sobre Aristides de Sousa Mendes, o cônsul Português, natural de Cabanas de Viriato, que salvou cerca de 38 000 judeus e outras pessoas discriminadas pelo regime nazi durante a 2ª Guerra Mundial. Foi uma visita que a todos impressionou, pelo que aprendemos sobre o caráter determinado e altruísta deste homem que arriscou o bem-estar da sua família e a sua carreira diplomática, em favor de milhares de desconhecidos e acabou desprezado pelo próprio país, morrendo na miséria. A Biblioteca Escolar aconselha vivamente a tua visita a este espaço. 
     Teatro Viriato, onde os visitantes puderam pisar o palco, percorrer os bastidores, conhecer um estúdio de ensaio e um camarim. Foi uma oportunidade única para conhecer de perto os espaços e os equipamentos que servem de apoio aos artistas, bem como o trabalho daqueles que «ficam na sombra», os técnicos cujo trabalho é essencial para que o espetáculo brilhe.
Seguiu-se uma visita guiada ao
     Por fim, visitaram o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, onde está patente uma exposição fotográfica e etnográfica sobre o Concelho de Sátão. A atividade teve um final saboroso, com um almoço oferecido pelo restaurante MacDonald's, onde também estão expostas várias fotografias sobre a riqueza patrimonial do nosso concelho.

A professora bibliotecária, 
Isabel Carvalho

Sem comentários: