quinta-feira, 26 de março de 2009

Encosta-te a Mim!... Momento de Partilha para ficar nas nossas memórias e nos nossos corações - 25 de Março

Logo pela manhã, a Escola escancarou o seu portão principal e acolheu oito jovens da 3ª idade do Lar da Madrinha e das Rosas. Cada um trazia na doce face, um brilho no olhar e, no regaço, um abraço quente de fazer inveja à Primavera.
Ao longo do dia, comungámos com eles, as suas meigas feições e leves brancas, os seus sorrisos rasgados, as suas frágeis emoções, os seus gestos de ternura, as suas sábias canções, histórias e memórias, os seus testemunhos francos e confidentes e, por fim, as experiências de uma vida honesta e amiga.
A Equipa da Biblioteca sentiu-se vaidosa, grata e babada por os ter junto a si! Foram momentos únicos, emocionantes e hilariantes. Quando fazemos algo em que só fala o coração damos conta o quão são importantes estes momentos. E como fazem falta!... O que presenciámos, neste encontro, dos nossos alunos - os seus comportamentos, palavras, gestos e afectos, é que valerá sempre a pena continuarmos a desempenhar o nosso papel de educadores e a Escola a continuar a divulgar, a distribuir e a alicerçar valores de solidariedade, de partilha e de atenção pelo Outro.
Em Maio, repetiremos o encontro. Desta vez, deslocar-mos-emos ao Lar dos nossos queridos amigos. As saudades já apertam...
A Equipa da Biblioteca agradece a todos aqueles que se embeberam e mergulharam com ela, neste projecto, de igual modo, disponíveis e de coração aberto por uma boa e justa causa. Como alguém disse: pelo desafio de fazer alguém feliz!...
Estamos todos de Parabéns!
Estas próximas noites serão abençoadas e gratificantes!
Nada melhor do que adormecer com a canção de Jorge Palma "Encosta-te a mim..."
Durmam bem!
Com o habitual afecto, a BE.

2 comentários:

Ana disse...

Olá, Equipa!
Ontem, ao regressar do trabalho, encontrei minha mãe em casa... Também ela uma jovem na 3ª idade.
O meu entusisamo era tanto que contagiou a sala onde estávamos. Partilhámos momentos e emoções sentidas. No rosto de minha mãe recordei o olhar de cada idoso e de cada jovem na escola. Como foi tão agradável a nossa conversa!!! Parecia um prolongamento do dia vivido na escola.
Será difícil esquecer este 25 de Março de 2009.
Um grande agradecimento para todos os jovens que, incansavelmente, nos acompanharam e vestiram, com beleza e entusiasmo, o encanto de serem "netos". Cantaram e ouviram cantigas modernas e antigas, contaram e ouviram histórias, caminharam ao ritmo de um Presente repleto de passos do Passado. O ritmo dos "nossos avós" guiou os pequenos passos ligeiros daqueles jovens.
Ao fim do dia, o cansaço físico era grande mas os corações batiam ao ritmo da eterna jovialidade. Obrigada a todos. Obrigada pela felicidade sentida e espelhada no olhar de todos os "jovens" de diferentes gerações.
Ana

Anónimo disse...

os idosos devem ser tratados com carinho e amor de todos nós