segunda-feira, 4 de abril de 2016

Elos de Leitura com "Histórias Baralhadas" no Cineteatro

        No dia 16 de março, quarta-feira, os alunos do 1º ciclo de Abrunhosa, Rio de Moinhos (Casal de Cima), Rãs, Ferreira de Aves e o 3º e 4º ano da EB1 de Sátão tiveram a oportunidade de assistir à estreia de uma "companhia de teatro" muito especial: Ouro das Bibliotecas!
     Dando continuidade à já habitual parceria entre a Biblioteca Escolar da EB1 de Sátão e a Biblioteca Municipal, resolvemos preparar uma Hora do Conto diferente, em jeito de peça de teatro que se baseou numa adaptação do livro de Teresa Adão, "Toca a Trocar as Histórias de Encantar".
     Para saber como tudo aconteceu e ver ou rever este espetáculo que a todos envolveu num empolgante mistério - Quem iria acordar a Carochinha...? Casar-se-ia finalmente com o Gato das Botas? - aqui ficam as imagens e o reconto em poesia! 

Noite de Poesia na Biblioteca Municipal

O Dia da Poesia, 21 de março, foi assinalado na Biblioteca Municipal com um serão muito agradável, onde não faltou a magia e a doçura,  a leveza e a melodia das palavras criadas pelos poetas da língua portuguesa.
     Esta atividade, cuja organização teve a colaboração das professoras Ana Albuquerque e Elisabete Bárbara, contou com a participação de vários leitores e muitos ouvintes, desde os mais pequenos aos jovens e também aos mais crescidos. Com o acompanhamento de uma melodia suave na guitarra ou o silêncio atento à beleza encantatória das palavras, foi uma noite especial, em que não faltaram os leitores voluntários nem a cantoria dos poemas mais tradicionais.
     Dada a proximidade das datas e os Elos de Leitura que pretenderam estabelecer novos laços com  a comunidade educativa, esta atividade foi integrada na Semana da Leitura 2016.
     Para além da doçura e do calor das palavras, também pudemos apreciar a doçura de uns apetitosos bolinhos e o calor de um chá, que foram servidos a acompanhar as leituras já de si deliciosas...





  
     Esperamos que mais iniciativas como esta se possam continuar a realizar, para valorizar a leitura, que alimenta e enriquece o nosso espírito, numa época em que tudo parece ser dominado pela tenologia e escasseia o tempo para estar, ouvir e partilhar...

quinta-feira, 31 de março de 2016

"EstrelaMar e Golfilhote" - encontro com a autora Rosa Quinteiro e o ilustrador Carlos Pais

     Durante a Semana da Leitura, os alunos do 5ºF e 6ºE participaram no encontro com a autora e o ilustrador do livro "EstrelaMar e Golfilhote", cuja leitura puderam realizar no âmbito do projeto Ler+ para Aprender+. 
    Neste encontro com a autora, a professora Rosa Quinteiro, os alunos ficaram a conhecer a história de onde nasceu esta obra, uma história simples e pequenina que foi crescendo nas noites em que uma mãe a contava ao filho e procurava dar resposta aos seus pedidos, que, como todas as crianças, lhe ia perguntando: "E depois?"



     Com o professor Carlos Pais, que ilustrou o livro, aprenderam todo o processo de criação das ilutsrações, até ao produto final, em que todos podemos maravilhar-nos com as cores e as formas que tão bem nos ajudam a imaginar a história.





     A sessão decorreu no dia 15,  na Escola Básica Ferreira Lapa  e os participantes tiveram a oportunidade de assistir à dramatização e leitura de excertos por outros colegas do 5º ano e à apresentação de uma canção pela turma do 6ºA. No final houve a habitual sessão de autógrafos.

   

A Semana da Leitura na Escola Aberta

      O último dia da Semana da Leitura na escola coincidiu este ano com o Dia da Escola Aberta.
   As atividades concentraram-se na Biblioteca da ESFROV e envolveram uma sessão sobre o Braille,em que o professor Armando Rodrigues reencontrou os seus ex-alunos e partilhou com eles e outros frequentadores da BE os seus conhecimentos sobre a história deste código de leitura e escrita que permite aos invisuais a comunicação escrita e o contacto com o mundo maravilhoso da leitura.
   
   Houve diversos momentos musicais e alguns Poetas à Solta, que encantaram todos os que tiveram o privilégio de os ouvir, experimentando, deste modo, todos os Sentidos na Leitura.
   



     Também os alunos do Curso Vocacional de Ofícios e Multimédia prepararam uma atividade de leitura com a apresentação d'«O Casamento da Gata», em várias sessões de teatro de sombras. que proporcionaram uns momentos divertidos  aos públicos variados, que quiseram passar na sala 36.

 

quarta-feira, 30 de março de 2016

POETAS À SOLTA! Em Português, Francês e Inglês

     Durante a Semana da Leitura, fomos criando vários Elos de Leitura entre turmas, espaços, línguas.
    Com o apoio dos professores de Línguas, vários alunos de cada turma leram poemas de diversos autores lusófonos às turmas que visitaram, mas também em Francês e Inglês foram partilhadas poesias, algumas animadas com música e coreografia !
     Os alunos do 5ºF e 6ºE partilharam poesia em Português e Inglês , enquanto os do 7ºF, 8ºF e 9ºF se visitaram durante as aulas de diversas disciplinas para ouvir poesia em Português, Francês e Inglês. Na 5ª feira, dia 17, depois do almoço, alunos, professores e assistentes operacionais reuniram-se no átrio para interpretar a plenos pulmões a canção "Elos de Leitura" e ouvimos alguns "Poetas à solta", que nos leram dois dos poemas partilhados.

Poetas à Solta - em Português, Francês e Inglês on PhotoPeach

Concurso "Ler com Prazer"!

     Este ano, durante a Semana da Leitura não podia faltar o habitual Concurso de Leitura Expressiva. Cada turma escolheu os dois concorrentes para a representar neste desafio para avaliar quem lê melhor. O Júri apreciou, deliberou e votou. 
    Claro que TODOS ESTÃO de PARABÉNS, desde os leitores mais pequeninos do 1º ano aos mais crescidos do 9º: leram com ritmo e expressividade, deram o seu melhor nesta "prova de leitura", apesar do nervosismo, natural em todos os concursos. 

Concurso de Leitura Expressiva na Biblioteca on PhotoPeach

terça-feira, 29 de março de 2016

Hora do Conto na Biblioteca, pela Diretora do Agrupamento, Helena Castro

     Como em todas as Semanas da Leitura, também este ano a professora Helena Castro, Diretora do nosso Agrupamento, se disponibilizou para vir à Biblioteca apresentar uma história.
     Desta vez os sortudos foram os meninos e meninas do 1º, 2º e 4º anos da EBI de Ferreira de Aves e o conto foi "O Gato das Botas". À medida que iam ouvindo a história, foram construindo um bonito painel com as imagens, que ficaram para recontar as aventuras deste gato destemido a quem visitou a BE depois da atividade.




     No final, alguns meninos, em representação das turmas, ofereceram uma linda cestinha de Páscoa e uma bela flor, agradecendo a simpatia e a presença da Sr.ª Diretora na nossa biblioteca.

     Esperamos que volte mais vezes, com mais histórias. Será sempre bem recebida!