segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Campanha Eleitoral pelos Livros + Fixes - no 1º ciclo

     A Campanha pelos Livros + fixes continua com grande empenho dos mais pequenos.
     Os alunos do 2º e 3º ano anda entusiasmados a construir cartazes, arcadores de livros e outras ofertas para os eleitores que no dia 17 de março irão votar nos seus livros preferidos.
     Podes agora conhecer os alunos e os livros que eles estão a apoiar:

     O Coelhinho Branco - Liliana Almeida  (3ºF)
     O elefante cor-de-rosa - Diana Faro, Matilde Santos e Matilde Figueiredo (3ºF) 
     A Girafa que comia estrelas - Diana e turma do 2ºF
     Poemas da Mentira e da Verdade - Luciana e Vanessa - 3ºF


 



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Workshop "Flores de Livros" no Dia Internacional da Língua Materna

     Na passada terça-feira, dia 21 de fevereiro, a Biblioteca Escolar acolheu mais uma atividade de promoção dos livros e da leitura, desta vez organizada pelas professoras de Português do 2º ciclo do nosso Agrupamento.
     Tratou-se de um workshop dinamizado pela contadora de histórias Cláudia Sousa que nos levou por uma viagem através da língua portuguesa e de outras línguas, com paragens em diversos tipos de livros, desde álbuns ilustrados sem letras nenhumas, passando por livros em que as letras "saltam das páginas" ou os que nos surpreendem pelas histórias fora do comum. Esta viagem realizou-se nesta data, para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna e foram várias as línguas que visitámos, com as suas diferentes formas e regras de escrita, que encantaram e causaram espanto pela novidade de algumas descobertas. 
     Participaram neste workshop os alunos do 4º, 5º e 6º ano e no final os alunos do 5ºE até quiseram ficar a ver mais de perto "O Livro Negro das Cores" , uma história contada de forma surpreendente, em Português, Braille e com ilustrações em relevo, para "ver" e ler com os dedos.


 
     A dinamizadora Cláudia Sousa enviou-nos depois uma mensagem em que exprime o que sentiu ao preparar e apresentar esta atividade. Aqui ficam algumas das suas palavras. 
     "Já fiz sessões sobre autores portugueses, brasileiros, galegos, sobre os direitos da criança e direitos humanos, liberdade, ambiente e até sobre disparates, mas língua materna era a primeira vez. Estava a chegar o seu Dia Internacional e havia tanto para dizer e contar.
     A barriga da mãe, a nossa primeira casa, o lugar onde ouvimos os primeiros sons e primeiras palavras. Logo depois a forma como vamos jogando e aprendendo a usar essas palavras, para contar tudo o que vemos e vivemos e também aquilo que imaginamos. Aprendemos ao longo de toda a vida.
     A minha língua materna é a Língua Portuguesa, e já conheci pessoas cuja língua era outra: francês, alemão, mandarim, italiano, norueguês, russo, bambara, línguas berberes…
A escola e a biblioteca devem servir todas as pessoas, e partilhar conhecimento e descobertas, feitas nas mais diversas línguas, nos mais diversos lugares.
     (...)
     Muitos outros livros podiam ter enchido esta mala. Nem tem António Torrado, Álvaro Magalhães, José Ary dos Santos… Mas sinto que apenas um me faltou. Tendo em conta a base que me permitiu ir ao Sátão, o “Auto da Fonte dos amores”, de Carlos Clara Gomes, uma obra de arte que cruza língua portuguesa, ilustração, história e música, com amor. Devia ter estado.
     (...)
     E o tempo passou a correr, com o sol na janela e as cabeças atentas a mergulhar nos livros.
     Obrigada! "

     Também nós agradecemos as palavras inspiradoras de Cláudia Sousa, que trouxe aos nossos olhos e ouvidos uma experiência enriquecedora, com uma luz diferente sobre o objeto "livro", a palavra, a imagem, a escrita e a leitura de outros povos e da nossa própria língua.
    Volte sempre! 
Isabel Almeida

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Um AMOR muito especial andou pela Biblioteca de Lamas

     O Dia de S.Valentim ainda estava estava próximo, pois tinha sido celebrado no dia 14 e a Biblioteca Escolar dinamizou mais uma Hora do Conto, com uma bela história de Amor, escrita por João Ricardo, o ator que em 2013 se aventurou na criação de uma ternurenta história para miúdos e graúdos. 
     Com as belíssimas ilustrações de Ana Sofia Gonçalves, os alunos do 1º, 2º e 3º ano conheceram a paixão de um caracol por uma girafa, que por ser tão alta sofria de solidão e não sabia o que era namorar.
     "Queres namorar comigo?" é o título desta obra  que encantou os que a ouviram. No final, os alunos fizeram a sua ilustração individual da história, mas ajudaram a pintar um painel que estava incompleto e que foi sendo enriquecido pelas mãozinhas dos artistas mais pequenos, que pintaram, recortaram e desenharam na BE.




Miúdos a Votos - Quais os Livros + Fixes? - a Campanha está a decorrer até 15 de MARÇO

    São vários os alunos da EBI de Ferreira de Aves que estão a participar na iniciativa da revista Visão Júnior em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, Trata-se de um processo que já se iniciou em Dezembro, com as candidaturas de vários livros, apresentadas pelos alunos, do 1º, 2º e 3º ciclo. 
     Em janeiro, a Visão Júnior publicou as listas dos livros nomeados a nível nacional, uma para cada ciclo, com 31 e 33 títulos cada. Conhecidas as obras nomeadas, alguns alunos de cada ciclo quiseram participar na Campanha Eleitoral e escolheram um título para apoiarem, de 1 de fevereiro a 17 de março.
    A equipa da Biblioteca Escolar está a organizar esta Campanha, dando apoio, sugestões e materiais aos alunos que decidiram apoiar alguns dos livros nomeados. As eleições terão lugar a 17 de março. 
     A eleição dos Livros + Fixes para os jovens leitores portugueses está a ser preparada pelos vários apoiantes, que têm andado bastante ocupados a elaborar cartazes e outros meios para convencer os leitores a votar nos seus preferidos.


      Algumas alunas do 3º ano apoiam "O Coelhinho Branco" de António Torrado, outras defendem os "Poemas da mentira e da Verdade", de Luísa Ducla Soares, e ainda há quem apoie "O Elefante Cor-de-rosa", de Luísa Dacosta. Vários alunos do 2º ano estão a fazer campanha pelo livro "AGirafa que comia estrelas" com o apoio da sua professora, Iva Botelho.
      No 2º ciclo, há alunos do 5ºE e do 6ºF a defender a eleição dos livros "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen, e "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf. No 7º ano, a Joama e a Tatiana apostaram no livro "As Gémeas no Colégio de Santa Clara", de Enyd Blyton, e a turma do 8ºF apoia "O Rapaz do Pijama às Riscas", de John Boyne.

Em breve daremos notícias dos cartazes já afixados e de outras ações de campanha pelos Livros e pela Leitura. 
PARABÉNS  A TODOS pelo empenho! 

OS LIVROS NOMEADOS ESTÃO EM EXPOSIÇÃO NA TUA BIBLIOTECA.

LEVA-OS CONTIGO PARA MELHOR DECIDIRES.

VEM VOTAR À BIBLIOTECA NO DIA 17 DE MARÇO!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

"Kiko, o Dentinho de Leite" e "O Dr Dentolas e o Reino dos Dentes" . o Projeto SOBE na Hora do Conto

     Em janeiro, a Hora do Conto trouxe mais uma atividade de promoção da Saúde Oral. 
     Com o projeto SOBE, as crianças do Jardim de Infãncia assitiram às aventuras do Dr. Dentolas, da Dr.ª Escovadela e dos seus preciosos ajudantes na luta contra os monstrinhos da placa bacteriana. O vídeo encantou os mais pequenos, que de forma divertida aprenderam mais umas boas regras sobre a higiene dos dentes e da boca.
   


No final, não faltou a canção "Acordar", do CD "E se a minha escova cantasse?", disponibilizado pelo projeto SOBE e "coreografada" pela professora bibliotecária.


     Para os alunos do 1º ciclo, foi a história "Kiko, o dentinho de leite" que ensinou a cuidar melhor dos dentes, com o exemplo do Tomás, que era bastante preguiçoso e descuidado, o que levou a maus resultados...
     Mas graças à ajuda do dentista tudo acabou bem e de perfeita saúde!
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

"O Caderno do Avô Heinrich" e o encontro com Conceição Tomé

No dia 2 de fevereiro os alunos do 6ºF tiveram o privilégio de conhecer, na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, a escritora Conceição Dinis Tomé, autora do livro O Caderno do avô Heinrich. Esta atividade, integrada no projeto Conhecer+ o Holocausto, proporcionou aos alunos do 6º ano e alguns do 5º, o conhecimento das circunstâncias de criação deste livro, ouvindo da autora a história da sua conceção.
Alguns alunos do 6º A, preparados pela professora Celeste Sousa, dramatizaram o capítulo inicial do livro, surpreendendo a todos com uma primorosa representação que tanto agradou à nossa convidada.
Inspirado em parte em pessoas reais, em parte ficcionado, O Caderno do avô Heinrich oferece-nos a história de pessoas leais aos seus amigos, corajosas em momentos de perigo e donas de atitudes baseadas em valores humanos fundamentais, numa situação de extrema insegurança e violência (a perseguição e extermínio dos judeus pelo regime nazi).
Como referiu Conceição Tomé, há livros que deixam marca em quem os lê, que sensibilizam os seus leitores e os inspiram a efetuarem uma transformação pessoal, contribuindo assim para a sua formação enquanto seres humanos. A importância da leitura foi, naturalmente, uma das ideias fortes deste encontro. 
Na sua apresentação, a autora foi estabelecendo a relação entre a ação e as personagens do livro com factos e pessoas da época, motivando os alunos a aprofundarem, mais tarde, o conhecimento deste período da história da Europa que ninguém gostaria de ver repetido.
No final, com a mesma simplicidade com que os alunos colocaram questões sobre o livro e a escritora enquanto pessoa e mãe, a nossa convidada respondeu a todos com um sorriso caloroso. 

O Caderno do avô Heinrich de Conceição Dinis Tomé on PhotoPeach

A LiLi e a RiRi trouxeram "Uma Mão-cheia de Histórias" aos mais pequenos

     

      A Biblioteca Escolar promoveu, no passado dia 2 de fevereiro, mais um encontro com autores.
     Desta vez, as autoras Lúcia Morgado e Rita Almeida (LiLi e RiRi) vieram encontrar-se com as crianças do Pré-Escolar do Agrupamento a quem apresentaram o livro "Uma Mão-cheia de Histórias", fazendo-as viajar pela magia da leitura, com adivinhas, canções e muita alegria!
     A 1ª sessão aconteceu no Jardim de Sátão, devido ao mau tempo, enquanto a 2ª decorreu no cineteatro, o local inicialmente previsto. 
     Foram momentos encantadores e cheios de boa disposição, com as bonecas Li Li e Ri Ri a cativarem os mais pequeninos para as suas histórias, uma mão-cheia delas com bonecas, bruxas, números e fadas à mistura. O Jardim de Lamas participou no concurso "Uma Mão-cheia de ideias", promovido pelas autoras, e elaborou um cartaz, que esteve exposto no Cineteatro.
     Muitos meninos receberam o autógrafo das autoras nos seus livros e certamente irão guardar este dia na sua memória, com ternura e alegria.


  


Mais imagens:

 LiLi e RiRi com o Pré-escolar do Ag. Escolas de Sátão on PhotoPeach