sexta-feira, 29 de abril de 2016

O Professor-Escritor CARLOS PAIXÃO na EBI de Ferreira de Aves - 6 de maio

      Os alunos do 1º e 2º ciclos, bem como os Pais e Encarregados de Educação, estão convidados a participar neste encontro, que nos convidará, mais uma vez, ao prazer da LEITURA.


     

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O LIVRO e os AUTORES nas palavras dos alunos

     Durante a semana de comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, cada turma, do Jardim de Infância ao 9º ano, elaborou uma frase ou um poema dedicado aos Livros e aos Autores. 
     Os textos foram afixados no painel do átrio e aqui ficam, para que os possas conhecer melhor.

PARABÉNS a TODOS pelo EMPENHO  e INSPIRAÇÃO!

Os livros ensinam- nos a… Sonhar!   J.I (sala 1)

Os livros ensinam- nos a… Voar! J.I (sala 2)
No Dia Mundial do Livro põe um livro na mão
 e a tua imaginação em agitação! - 1ºe 2º ano

O livro é um amigo bom e honesto!  - 3º ano
De leitura em leitura, vou ganhando mais cultura.         4º ano
O autor é um compositor
faz o trabalho com muito amor
Ele faz de poeta ou cantor
Quando escreve para um leitor    5º F

Sou um autor e gosto de o ser porque escrever é um grande prazer!  5º F

Com um livro vou voar até me cansar!   5º F

Eu tenho livros
que contam histórias,
vivem comigo
narrando vitórias.  6º E
Se livros ler, cultura vou ter! - 7ºF

Os livros são como as flores, têm sempre as folhas abertas! – 8ºF

Em cada livro existe uma lição de vida.   9º F 

Frases e Poemas das Turmas sobre o Livro, os Autores - EBIFA on PhotoPeach

As frases estão expostas na Biblioteca, para delícia de uma menina-leitora muito  especial, preparada pela professora Ana Laurentino, da equipa da BE.

Entretanto, cada aluno recebeu um marcador para as suas leituras, 
com a frase da sua turma.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Comemorações do Dia Mundial do Livro na biblioteca e na escola

     Tal como nos anos anteriores, a Biblioteca Escolar promoveu a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor no Agrupamento. 
     De 18 a 22 de abril, as turmas foram desafiadas a construir uma frase ou um poema alusivos à data que se assinala a 23 de abril, com o apoio do professor da turma, das educadoras ou das professoras de Português e os mesmos foram depois registados em marcadores de livro individuais, impressos para todos os alunos da turma. 
     Durante a semana, cada aluno que requisitou um livro pôde escolher um marcador para pintar na biblioteca e no final da semana levou-o para casa, para comemorar o Dia do Livro com uma leitura reconfortante. 
     
     No átrio da escola, a equipa da BE preparou um painel com papel em branco e alguns desafios para os alunos, as turmas, os professores, a comunidade escolar registar os seus testemunhos, sugestões como leitores, as suas dedicatórias aos livros e aos autores do coração...

O Dia Mundial do Livro na BE - EBI de Ferreira de Aves on PhotoPeach

terça-feira, 19 de abril de 2016

Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de ABRIL

     A BIBLIOTECA ESCOLAR  está a comemorar, de 18 a 22 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril (sábado).

     

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Elos de Leitura com "Histórias Baralhadas" no Cineteatro

        No dia 16 de março, quarta-feira, os alunos do 1º ciclo de Abrunhosa, Rio de Moinhos (Casal de Cima), Rãs, Ferreira de Aves e o 3º e 4º ano da EB1 de Sátão tiveram a oportunidade de assistir à estreia de uma "companhia de teatro" muito especial: Ouro das Bibliotecas!
     Dando continuidade à já habitual parceria entre a Biblioteca Escolar da EB1 de Sátão e a Biblioteca Municipal, resolvemos preparar uma Hora do Conto diferente, em jeito de peça de teatro que se baseou numa adaptação do livro de Teresa Adão, "Toca a Trocar as Histórias de Encantar".
     Para saber como tudo aconteceu e ver ou rever este espetáculo que a todos envolveu num empolgante mistério - Quem iria acordar a Carochinha...? Casar-se-ia finalmente com o Gato das Botas? - aqui ficam as imagens e o reconto em poesia! 

Noite de Poesia na Biblioteca Municipal

O Dia da Poesia, 21 de março, foi assinalado na Biblioteca Municipal com um serão muito agradável, onde não faltou a magia e a doçura,  a leveza e a melodia das palavras criadas pelos poetas da língua portuguesa.
     Esta atividade, cuja organização teve a colaboração das professoras Ana Albuquerque e Elisabete Bárbara, contou com a participação de vários leitores e muitos ouvintes, desde os mais pequenos aos jovens e também aos mais crescidos. Com o acompanhamento de uma melodia suave na guitarra ou o silêncio atento à beleza encantatória das palavras, foi uma noite especial, em que não faltaram os leitores voluntários nem a cantoria dos poemas mais tradicionais.
     Dada a proximidade das datas e os Elos de Leitura que pretenderam estabelecer novos laços com  a comunidade educativa, esta atividade foi integrada na Semana da Leitura 2016.
     Para além da doçura e do calor das palavras, também pudemos apreciar a doçura de uns apetitosos bolinhos e o calor de um chá, que foram servidos a acompanhar as leituras já de si deliciosas...





  
     Esperamos que mais iniciativas como esta se possam continuar a realizar, para valorizar a leitura, que alimenta e enriquece o nosso espírito, numa época em que tudo parece ser dominado pela tenologia e escasseia o tempo para estar, ouvir e partilhar...