quinta-feira, 31 de março de 2016

"EstrelaMar e Golfilhote" - encontro com a autora Rosa Quinteiro e o ilustrador Carlos Pais

     Durante a Semana da Leitura, os alunos do 5ºF e 6ºE participaram no encontro com a autora e o ilustrador do livro "EstrelaMar e Golfilhote", cuja leitura puderam realizar no âmbito do projeto Ler+ para Aprender+. 
    Neste encontro com a autora, a professora Rosa Quinteiro, os alunos ficaram a conhecer a história de onde nasceu esta obra, uma história simples e pequenina que foi crescendo nas noites em que uma mãe a contava ao filho e procurava dar resposta aos seus pedidos, que, como todas as crianças, lhe ia perguntando: "E depois?"



     Com o professor Carlos Pais, que ilustrou o livro, aprenderam todo o processo de criação das ilutsrações, até ao produto final, em que todos podemos maravilhar-nos com as cores e as formas que tão bem nos ajudam a imaginar a história.





     A sessão decorreu no dia 15,  na Escola Básica Ferreira Lapa  e os participantes tiveram a oportunidade de assistir à dramatização e leitura de excertos por outros colegas do 5º ano e à apresentação de uma canção pela turma do 6ºA. No final houve a habitual sessão de autógrafos.

   

A Semana da Leitura na Escola Aberta

      O último dia da Semana da Leitura na escola coincidiu este ano com o Dia da Escola Aberta.
   As atividades concentraram-se na Biblioteca da ESFROV e envolveram uma sessão sobre o Braille,em que o professor Armando Rodrigues reencontrou os seus ex-alunos e partilhou com eles e outros frequentadores da BE os seus conhecimentos sobre a história deste código de leitura e escrita que permite aos invisuais a comunicação escrita e o contacto com o mundo maravilhoso da leitura.
   
   Houve diversos momentos musicais e alguns Poetas à Solta, que encantaram todos os que tiveram o privilégio de os ouvir, experimentando, deste modo, todos os Sentidos na Leitura.
   



     Também os alunos do Curso Vocacional de Ofícios e Multimédia prepararam uma atividade de leitura com a apresentação d'«O Casamento da Gata», em várias sessões de teatro de sombras. que proporcionaram uns momentos divertidos  aos públicos variados, que quiseram passar na sala 36.

 

quarta-feira, 30 de março de 2016

POETAS À SOLTA! Em Português, Francês e Inglês

     Durante a Semana da Leitura, fomos criando vários Elos de Leitura entre turmas, espaços, línguas.
    Com o apoio dos professores de Línguas, vários alunos de cada turma leram poemas de diversos autores lusófonos às turmas que visitaram, mas também em Francês e Inglês foram partilhadas poesias, algumas animadas com música e coreografia !
     Os alunos do 5ºF e 6ºE partilharam poesia em Português e Inglês , enquanto os do 7ºF, 8ºF e 9ºF se visitaram durante as aulas de diversas disciplinas para ouvir poesia em Português, Francês e Inglês. Na 5ª feira, dia 17, depois do almoço, alunos, professores e assistentes operacionais reuniram-se no átrio para interpretar a plenos pulmões a canção "Elos de Leitura" e ouvimos alguns "Poetas à solta", que nos leram dois dos poemas partilhados.

Poetas à Solta - em Português, Francês e Inglês on PhotoPeach

Concurso "Ler com Prazer"!

     Este ano, durante a Semana da Leitura não podia faltar o habitual Concurso de Leitura Expressiva. Cada turma escolheu os dois concorrentes para a representar neste desafio para avaliar quem lê melhor. O Júri apreciou, deliberou e votou. 
    Claro que TODOS ESTÃO de PARABÉNS, desde os leitores mais pequeninos do 1º ano aos mais crescidos do 9º: leram com ritmo e expressividade, deram o seu melhor nesta "prova de leitura", apesar do nervosismo, natural em todos os concursos. 

Concurso de Leitura Expressiva na Biblioteca on PhotoPeach

terça-feira, 29 de março de 2016

Hora do Conto na Biblioteca, pela Diretora do Agrupamento, Helena Castro

     Como em todas as Semanas da Leitura, também este ano a professora Helena Castro, Diretora do nosso Agrupamento, se disponibilizou para vir à Biblioteca apresentar uma história.
     Desta vez os sortudos foram os meninos e meninas do 1º, 2º e 4º anos da EBI de Ferreira de Aves e o conto foi "O Gato das Botas". À medida que iam ouvindo a história, foram construindo um bonito painel com as imagens, que ficaram para recontar as aventuras deste gato destemido a quem visitou a BE depois da atividade.




     No final, alguns meninos, em representação das turmas, ofereceram uma linda cestinha de Páscoa e uma bela flor, agradecendo a simpatia e a presença da Sr.ª Diretora na nossa biblioteca.

     Esperamos que volte mais vezes, com mais histórias. Será sempre bem recebida!

quarta-feira, 23 de março de 2016

PÁSCOA FELIZ!

      A PÁSCOA APROXIMA-SE  e também o teu blogue vai fazer uma pequena pausa para esta importante Celebração.
     Em breve regressaremos, pois ainda há muito para contar sobre os ELOS DE LEITURA  que se foram construindo de 14 a 18 de março nas escolas e noutros momentos, na comunidade.

     ATÉ BREVE!!!

sexta-feira, 18 de março de 2016

"Quem veio para o Jantar?" - Hora do Conto no J.I. de Lamas com a Biblioteca Municipal e a Vereadora Zélia Silva

     Como já vem sendo hábito nas Semanas da Leitura, este ano a Biblioteca Municipal voltou a participar nesta Festa da Leitura, e trouxe à EBI de Ferreira de Aves uma história muito divertida, mas também ternurenta (e um bocadinho trapalhona).

    Desta vez, tratou-se de uma adaptação da história "A Ovelhinha que veio para o jantar", de Steve Smallman, mas com algumas personagens intrusas de outras histórias, que resolveram intrometer-se e dar um ar da sua graça!...  Foram uns Elos de Leitura muito engraçados, que ligaram esta história a outras em que o Lobo Mau também fez das suas!
    Com a sempre preciosa colaboração da Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Sátão, Dr.ª Zélia Silva, e das técnicas Isabel Carvalho e Manuela Lopes, as crianças do Jardim de Infância de Lamas passaram uns momentos bem divertidos, na companhia de um Lobo Mau que afinal se encantou por uma ovelhinha friorenta e esfomeada, depois de algumas peripécias com soluços e legumes à mistura...
     No final, cada criança recebeu um miminho, para fazer a festa da amizade entre o lobo, a ovelhinha e o porquinho!

Hora do Conto com a Biblioteca Municipal e a Vereadora Zélia Silva no J.I. Lamas on PhotoPeach

quinta-feira, 17 de março de 2016

SILÊNCIO, VAMOS LIGAR-NOS À LEITURA!

     Na quarta-feira, dia 16, das 9h30 às 10h00, todas as turmas pararam as suas atividades para dedicar 30 minutos á leitura silenciosa.
     Alunos, professores e assistentes operacionais participaram nesta atividade que já vem sendo um bom hábito nas Semanas da Leitura do nosso Agrupamento.

Silêncio, vamos ligar-nos à leitura! EBIFA on PhotoPeach

quarta-feira, 16 de março de 2016

Os SENTIDOS na LEITURA em exposição na BE

     Com o tema Elos de Leitura, a equipa das Bibliotecas este ano propôs-se organizar uma exposição sobre os Sentidos na Leitura. Em cada sentido - VISÃO, PALADAR, AUDIÇÃO, OLFATO e TATO - destacámos livros e excertos, músicas, poesias em que a Leitura nos liga  pelas palavras às sensações com que nos encanta e faz viajar. 
    De Sophia de Mello Breyner Andersen a Joanne Harris, os perfumes, cores e formas das palavras estiveram em destaque .

Os Sentidos na Leitura - BE EBIFA on PhotoPeach

terça-feira, 15 de março de 2016

A Semana da Leitura 2016 começou assim...

     A Semana da Leitura na nossa escola começou com uma sessão solenizada com poesia e música. Foram vários os leitores que se uniram para dar voz aos poemas de José Jorge Letria, do seu livro "Ler, Doce Ler": um aluno de cada ano do 1º ciclo,  dois alunos representando os 2º e 3º ciclos, professores dos três ciclos, assistentes operacionais, uma mãe (em representação dos Encarregados de Educação), o Coordenador da escola e a Professora Bibliotecária, Isabel Almeida.

Abertura da Semana da Leitura - EBIFA on PhotoPeach
     Quase todas as turmas puderam assistir a estes Elos de Leitura, com os leitores de braços dados com os versos dedicados aos livros e, no final, fez-se um ensaio da canção dedicada à Semana da Leitura, que este ano não podia faltar: com a música bem ritmada dos Xutos e Pontapés, cantámos a LEITURA "À nossa maneira"...

Letra : Elisabete Ferreira, Isabel Almeida, Rosa Quinteiro

segunda-feira, 14 de março de 2016

sexta-feira, 4 de março de 2016

Exposição de livros ilustrados - jovens artistas recontaram "BABUSHKA" e "O ABETO DE NATAL"

     Tal como te informámos em dezembro, depois da Hora do Conto de Natal, as crianças do Jardim de Infância de Lamas e os alunos do 1º e 2º ciclos foram desafiados a recontar as histórias apresentadas, através da ilustração de um pequeno livro construído na BE.


   
     Estes eram os "Livros em Branco" e agora já te podemos mostrar as obras de arte resultantes do trabalho e inspiração dos pequenos artistas.

Exposição de Livros Ilustrados - Jardim de Lamas, 1º e 2º ciclos on PhotoPeach

quinta-feira, 3 de março de 2016

"O Segredo do Rio" nas leituras do 4ºF

 
    A turma do 4ºF continua apostada na leitura de belas histórias e, claro, na elaboração de magníficos trabalhos. Desta vez, foi "O Segredo do Rio", de Miguel de Sousa Tavares.
    Com o apoio da sua professora, Helena Sampaio, fizeram o reconto da história em "filme" e construíram vários acrósticos e poemas livres, acompanhados de lindas ilustrações onde não faltaram as cores e os traços artísticos dos seus autores. 



O Segredo do Rio nas Leituras do 4ºF on PhotoPeach  
PARABÉNS AO 4ºF! 
Continuem a fazer da LEITURA uma AVENTURA!