sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Dia Mundial do Livro na nossa escola

     Durante este dia dedicado ao LIVRO e aos AUTORES, houve a exposição de livros e seus autores na Biblioteca e no átrio da escola. Na cantina, expusemos poemas de José Jorge Letria, lembrando o dia que se comemorava em todo o mundo.
     As turmas foram convidadas a ver um pequeno filme de animação sobre a importância dos livros  e a construir uma mensagem, que escreveram num marcador de livros especial e ilustraram, para afixar no átrio da escola e depois na BE.

     Aqui ficam as imagens  e as mensagens das turmas que participaram:

Dia Mundial do Livro na EBI de Ferreira de Aves - 2014 on PhotoPeach
2º ano
Os livros levam-nos a viajar.
4ºano
Os livros dão cor à vida.
5ºF
Ler um livro é uma alegria. Ler um livro é ter um novo amigo. Acreditar nos livros enche-nos de magia e traz à nossa vida alegria.
6ºF
O livro é uma porta que nos leva a um mundo cheio de aventuras.
7ºF
O livro é a chave do sucesso.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


     A tua Biblioteca Escolar convida-te a ver e ouvir duas pequenas histórias sobre a importância dos Livros e da Leitura. Clica aqui:

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Biblioteca Escolar na Escola Aberta: a Maratona da Poesia e o encontro com Alexandre Parafita

     Durante os dias da Escola Aberta, a Biblioteca Escolar promoveu e colaborou na realização de algumas atividades.
    No dia 3, de tarde, houve no auditório da ESFRoV uma Maratona de Poesia, que contou com a participação das turmas do 2º ciclo do agrupamento e de cinco turmas da EB1 de Sátão. 
     Tratou-se de uma partilha de poesias, no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR». Navegámos pelos «Poetas que ri (e amaram) o Mar» e aportou em Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre, Fernando Pessoa, Florbela Espanca , entre outros, mas também os poemas dos alunos embarcaram nesta viagem, por entre canções e pequenas dramatizações. Não faltou uma «Nau Catrineta» animada pelo 6ºF.  
                                

     Na manhã do dia 4, participámos na Feira da Primavera, com a venda de rifas, objetos decorativos alusivos à leitura e não só (marcadores de livros, pisa-papéis, caixinhas decoradas, etc.). Também vendemos livros do escritor Alexandre Parafita, com quem nos encontrámos durante a tarde.
     De tarde, o escritor Alexandre Parafita encontrou-se com os alunos do 1º ciclo da EBI de Ferreira de Aves no auditório da Escola Secundária. Durante a semana, na biblioteca, expusemos a biobibliografia do escritor e realizámos uma feirinha com os seus livros. 
     
      
     O escritor conversou com os alunos do 1º ciclo da EBIFA e falou-lhes da importância da leitura no seu crescimento. Vários alunos colocaram as suas perguntas ao convidado.
 
No final, Alexandre Parafita leu uma história e autografou os livros que os alunos tinham comprado.