segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição «Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958» na Biblioteca

     Na última semana de março, a nossa Biblioteca acolheu uma exposição muito especial, disponibilizada pela Embaixada da Áustria em Portugal. Trata-se de uma iniciativa que tem percorrido muitas escolas do nosso país e que tivemos o privilégio de conhecer.
     Depois de esta exposição ter estado na ESFROV e na EB Ferreira Lapa, onde foi visitada por muitas turmas, os alunos da EBI de Ferreira de Aves tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade longínqua no tempo, porém dramática e necessária ao conhecimento de todas as gerações, especialmente nos nossos dias, para que nunca se esqueça e jamais se repita.


Exposição «Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958» on PhotoPeach
    A temática inseria-se nos conteúdos da disciplina de História do 9ºano, mas mereceu a atenção de professores e alunos de outros anos de escolaridade, pela importância de que se revestia. Os alunos do 6ºano da EBFL tiveram uma motivação especial, por terem lido duas obras sobre esta época: «A lha na Rua dos Pássaros», de Uri Orlev, e «O Caderno do Avô Heinrich» de Conceição Tomé, escritora que conheceram na Semana da Leitura.
    Foi gratificante conhecer a forma como o nosso país, através da Cáritas, uma organização da Igreja Católica com ação no nosso país e em muitos países do mundo, ajudou muitas crianças vítimas da II Guerra Mundial (1939-45) e da tragédia do Holocausto, a encontrar uma nova vida.

sexta-feira, 28 de março de 2014

O Projeto SOBE na EBI de Ferreira de Aves: a higiene oral sempre presente!

      Foi no passado dia 20 de março que se comemorou no nosso país o Dia da Saúde Oral, data celebrada de forma conjunta pela Direção-Geral da Saúde, a Ordem dos Médicos Dentistas, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares.
    A este propósito, lembramos a todos que no nosso agrupamento está a ser desenvolvido o projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), que se dirige às crianças do Pré-escolar e do 1º ciclo. Este projeto alia a Saúde Oral, a Leitura e a Biblioteca Escolar e há várias Escolas e Jardins de Infância a utilizar o KIT de Escovagem oferecido por este projeto, promovendo a higiene oral dos mais pequenos na escola.       Nesta ocasião comemorativa do tema, mereceu a atenção da Biblioteca a forma como a utilização do Kit está a ser posta em prática com os alunos do 1º ciclo, por ser um bom exemplo de organização e rentabilização dos recursos, em favor da melhoria dos hábitos de higiene dos nossos alunos, que certamente terá continuidade na família e pela vida fora.

O projeto SOBE na EBI de Ferreira de Aves on PhotoPeach
     Depois do almoço na cantina, cada aluno do 1º, 2º, 3º e 4º ano vai  buscar o seu KIT (copo, escova e pasta), devidamente identificado, que se encontra num espaço próprio da cantina,  e faz a escovagem dos dentes num dos locais previamente definidos (lavatórios/ WC junto à cantina ou WC junto às salas de aula). Depois, regressa à cantina e arruma o seu material no local indicado, ajudando muitas vezes a organizar os kits dos outros colegas.
    Esperamos que estes bons hábitos permaneçam, cumprindo o provérbio tão português «De pequenino de torce o pepino», agora com uma nova redação: De pequenino se lava e cuida o dentinho!

terça-feira, 18 de março de 2014

EM PORTUGUÊS LEMOS ... E OUVIMOS

      Ao longo da Semana da Leitura, ouvimos música portuguesa no átrio e na BE. Quem entrava na nossa biblioteca podia desfrutar dos magníficos SONS LUSITANOS, com vídeos musicais dos melhores cantores e bandas da lusofonia.

Em Português Lemos... e ouvimos on PhotoPeach

     Também os alunos do 7ºF, que na Hora do Conto conheceram a história «Saudade, Um Conto para Sete Dias», ouviram e cantaram o tema «Desfado» de Ana Moura, que é um Portuguesíssimo FADO!

     Na tarde do dia 13, quinta-feira, O TEATRO VEIO À ESCOLA: as crianças do Jardim de Inf.ª de Lamas e do 1º ciclo participaram numa Hora do Conto muito especial, dinamizada pela Estação das Letras, em que ouviram e apreciaram a magia de 4 histórias. 
     Foram momentos muito agradáveis, cheios de encanto e magia, com alguns sustos pelo meio, pois apareceram lobos e bruxas!
    Cada história foi apresentada de forma diferente, pelo Tiago e pelo Paulo: «O Chapelinho Encarnado», «O Coelhinho Branco», «O Soldadinho de Chumbo» e «A Casinha de Chocolate».

      Ao mesmo tempo que os mais pequenos ouviam as histórias tradicionais na Biblioteca, os mais crescidos ouviam poesia de Luís de Camões, dita por três alunos do 9ºG e H: a Beatriz, a Margarida e o Michel visitaram as salas de aula do 2º e 3º ciclos e leram alguns poemas. Claro que iam trajados a rigor!

segunda-feira, 17 de março de 2014

"O Português nas Bocas do Mundo" - como foi Semana da Leitura na EBI de Ferreira de Aves

     Foram várias as atividades que desenvolvemos ao longo desta Semana da leitura, para pôr a Língua Portuguesa «Nas Bocas do Mundo».
     Houve Concurso de Leitura, Teatro na escola, um Booky-paper, Poesia nas salas de aula, Horas do Conto com Saudades à mistura, Concurso de (Re)descoberta de autores, Entrevistas do Canal BE,...

    Vê algumas imagens aqui:

"O Português nas bocas do Mundo" - Atividades na Semana da Leitura on PhotoPeach


quinta-feira, 13 de março de 2014

O "Dia Internacional da Mulher" na BE da EBIFA

       Na passada quinta-feira, dia 6, as turmas do 5º e 6ºF comemoraram o dia Internacional da Mulher na biblioteca.
     Com o apoio da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos do 6ºF fizeram a apresentação das biografias de várias "Mulheres que marcaram a História" e, no fim, dedicaram lindos poemas seus ou de autores conhecidos à mulher das suas vidas: a Mãe. Depois levaram uma bela flor rosa ou vermelha para lhe oferecerem no dia 8 de março.
       Está de parabéns a professora Susana (EMRC) pela iniciativa que teve e os alunos que a ela aderiram com tanta sensibilidade.

Dia Internacional da Mulher na EBI de Ferreira de Aves on PhotoPeach

quarta-feira, 12 de março de 2014

«Silêncio! Vamos ler em Português!»

    No dia 11, das 9h30 às 10h00, todas as turmas pararam as atividades para saborear a leitura silenciosa.
    Depois, conheceram e refletiram sobre a História da Língua Portuguesa, com base num texto preparado pelos professores de Português e divulgado em todo o agrupamento.

Silêncio! Vamos Ler em Português! (EBI Ferreira de Aves) on PhotoPeach

A Semana da Leitura na EBIFA começou assim...


        No primeiro dia da Semana da Leitura, cada turma "Começou o Dia com a Poesia". Depois, pelas 13h50, foi lido o testamento de D.Afonso II, pelo Arauto do Reino (o professor Aguiar, coordenador da escola, ), no átrio, e de seguida cantámos todos a canção «Conquistador», com que os Da Vinci contaram as aventuras dos portugueses e puseram Portugal "nas bocas do mundo", no festival da Eurovisão de 1989. 

 

      Arranjámos uma coreografia bem gira, com pequenos e grandes "Conquistadores", que convidaram toda a escola a cantar a plenos pulmões.
        Na BE expusemos a vida e obra de vários escritores portugueses e de expressão portuguesa.


"Assim começámos a Semana da Leitura na EBIFA..." on PhotoPeach

sábado, 8 de março de 2014

Semana da Leitura 2014 - Programa das Atividades

        Está quase a começar a Semana da Leitura no nosso Agrupamento e na nossa escola. Consulta aqui o Programa das Atividades.
       PARTICIPA!!!

quarta-feira, 5 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA 2014 - "O Português nas Bocas do Mundo"

     Na próxima semana, o Agrupamento de Escolas de Sátão comemora a Semana da Leitura, este ano assinalando os 800 anos do primeiro documento em Língua Portuguesa - .
     O mote que a Biblioteca Escolar propõe é "O Português nas Bocas do Mundo"


   
 Durante cinco dias, a LEITURA terá lugar de destaque: 

     exposições de autores,
            calendário de comemorações, 
                       idas ao teatro, 
                                teatro na escola, 
                                           palestras, 
                                                      jogos,  
                                                                encontros com escritores,
                                                                                concursos de leitura,
                                                                                                      entrevistas, 
                                                                                    maratonas de poesia, 
                                                                         canções, 
                                                  Serão com histórias      
                                     Horas do Conto