sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

21 de FEVEREIRO - Dia Internacional da Língua Materna

     Hoje, a Biblioteca Escolar assinalou o Dia Internacional da Língua Materna com a apresentação de um conto muito especial à turma do 8ºG: 
     «SAUDADE - Um conto para Sete Dias», escrito por Claudio Hochman e ilustrado por João Vaz de Carvalho. É uma história que gira à volta da busca de um rei pelo significado desta palavra tão difícil de explicar:  SAUDADE... Também entra um tal Fernando, o homem que colocou ao rei a pergunta difícil: «O que é a saudade?»
     Ao ler o livro, ficaás a conhecer muitas palavras na tua Língua materna e na Língua materna de outros povos. E também descobrirás quem era o homem misterioso, «de fatinho, gravatinha, bigodinho e óculos pequeninos», que colocou este desafio ao Rei!
     Gostavas de conhecer a histórias? Podes encontrá-la e folheá-la no Sítio Cata Livros. Aqui fica uma ajuda, para lá chegares mais depressa:

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

14 de FEVEREIRO - Celebrar a Amizade, o Carinho, o Amor...

     Neste Dia de S. Valentim, a tua Biblioteca deixa-te duas sugestões de leitura, para refletires sobre o que é o Amor: «O Amor o que é?» de José Jorge Letria e «O que é o Amor? de Davide Cali.
     Parecem dois livros com os títulos às avessas, mas ambos te falam do amor de uma forma muito especial.

     O primeiro oferece-te uma história divertida, doce, colorida, redonda... como o AMOR. (Não percebeste? Tens de ler este livro!);
     Na Hora do Conto, a turma do 4º ano vai ouvir esta história. Eles depois poderão contar-te algo sobre ela. Espera pelos seus trabalhos e poderás conhecer as suas respostas à pergunta do livro.

   
O segundo oferece-te pequenas definições do Amor, em poesia que nos faz pensar, sorrir e ...concordar!(Também tens de ler este livro!)

Aqui podes ler algumas:

O amor é
gostarmos de nós
e sabermos porquê.


O amor é
dividir somente
o que se pode partilhar.


O amor é
um rapaz loucamente
apaixonado por uma rapariga.


O amor é
um cão e um gato abraçados
com medo da trovoada.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

«O Gigante Egoísta» na Hora do Conto

     Durante o mês de janeiro e fevereiro, a Biblioteca Escolar ofereceu aos alunos do Jardim de Infância, 1º e 2º ciclos o contacto com uma história especial, da autoria do escritor irlandês, Oscar Wilde: «O Gigante Egoísta».
      Para contar esta história, que faz parte das obras recomendadas para a Educação Literária dos alunos do 4º ano, a professora bibliotecária contou com a preciosa ajuda dos alunos do 4ºG, que improvisaram uma bela e cativante dramatização, emoldurada por um cenário encantador, construído com a colaboração da Biblioteca Municipal. Foram realizadas três sessões: uma para o 4º ano, outra para o 2º e a última para o Jardim de Infância de Lamas e a turma do 5ºF.
     Em fevereiro, foi a vez do 5ºF assumir a representação e apresentar a história ao 1º, 3º e 6º ano.

Hora do Conto -"O Gigante Egoísta" na Biblioteca Escolar - EBI Ferr. Aves on PhotoPeach

     Depois da atividade, os mais pequenos (J. Inf.ª) fizeram belos desenhos a partir da capa do livro e sobre a sua parte favorita da história. Os outros alunos também realizaram fichas de interpretação da história ouvida. Podemos ver os trabalhos do 2º ano: as suas propostas para a capa do livro.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Visita de estudo a VISEU

     No passado dia 27 de janeiro, vários alunos do 3º ciclo da EBI de Ferreira de Aves participaram, com outros alunos da EBFL e da ESFRoV, numa visita de estudo a Viseu, na qual tiveram a oportunidade de conhecer alguns monumentos, visitaram exposições e viram bem de perto a história e os bastidores do teatro Viriato. 
Visita de estudo a Viseu on PhotoPeach
     O Francisco e o Diogo do 7ºF, a Ana Rita do 8ºF, a Maria Beatriz e a Inês do 9ºG e a Ana Beatriz e o Diogo do 9ºH começaram a sua visita com a subida da Calçada de Viriato no funicular, depois visitaram o Museu Grão-Vasco, onde admiraram algumas obras de arte do período dos Descobrimentos (tapeçarias, contadores, objetos religiosos) e um dos quadros do pintor que dá nome ao museu, em que Grão-Vasco retratou a figura de S. Pedro com as técnicas mais avançadas da sua época. 
   Depois de uma breve passagem pelos claustros da Sé Catedral de Viseu, alunos e professores acompanhantes dirigiram-se a um novo espaço de exposições, no cruzamento da Rua do Hilário com a Rua Direita (antigas instalações da Papelaria Dias). Neste espaço puderam visitar a exposição «Coragem em Tempo de Medo» sobre Aristides de Sousa Mendes, o cônsul Português, natural de Cabanas de Viriato, que salvou cerca de 38 000 judeus e outras pessoas discriminadas pelo regime nazi durante a 2ª Guerra Mundial. Foi uma visita que a todos impressionou, pelo que aprendemos sobre o caráter determinado e altruísta deste homem que arriscou o bem-estar da sua família e a sua carreira diplomática, em favor de milhares de desconhecidos e acabou desprezado pelo próprio país, morrendo na miséria. A Biblioteca Escolar aconselha vivamente a tua visita a este espaço. 
     Teatro Viriato, onde os visitantes puderam pisar o palco, percorrer os bastidores, conhecer um estúdio de ensaio e um camarim. Foi uma oportunidade única para conhecer de perto os espaços e os equipamentos que servem de apoio aos artistas, bem como o trabalho daqueles que «ficam na sombra», os técnicos cujo trabalho é essencial para que o espetáculo brilhe.
Seguiu-se uma visita guiada ao
     Por fim, visitaram o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, onde está patente uma exposição fotográfica e etnográfica sobre o Concelho de Sátão. A atividade teve um final saboroso, com um almoço oferecido pelo restaurante MacDonald's, onde também estão expostas várias fotografias sobre a riqueza patrimonial do nosso concelho.

A professora bibliotecária, 
Isabel Carvalho