terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um FELIZ NATAL!...

     A tua Biblioteca deseja-te um NATAL cheio de Paz e Alegria...
                                    ... e um 2013 com muitas Leituras Felizes!


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pontos da Leitura - os Melhores Leitores !

     Durante este 1º período, foram trinta (30) os alunos que participaram nesta atividade, com 74 fichas entregues.
     Já apurámos os MELHORES LEITORES, um de cada ciclo.
                     
                           A biblioteca dá-lhes os PARABÉNS!!!
   
  1º Ciclo:


Diogo Ferreira - 3ºano  ------------------------   45 pontos

2º Ciclo:

Catarina Fontinha – 6ºF  ----------------------   98  pontos

3º Ciclo:

Marta Figueiredo - 9ºH -------------------------  83  pontos 

Mais leitores «À Conversa com os Livros» - o 6ºF

     Já pertinho das férias de Natal, alguns alunos do 6ºF vieram à biblioteca conversar com e sobre alguns livros que tinham lido.
     Desde a coleção «Uma Aventura», aos livros de Contos, passando pelos Clássicos Portugueses contados aos mais pequenos, foram cinco as obras apresentadas: cada aluno falou do livro que tinha lido, sem contar o final, é claro, e depois mostrou uma ilustração feita por si próprio.
       E o público ficou em «suspense» numa parte bem empolgante!...






 
  
    Foram momentos muito agradáveis: uma Hora do Conto especial feita pelos jovens leitores, que cativaram outros colegas a mergulhar no mundo da leitura...
       Pessoalmente, este bocadinho de tempo que dedicámos ao reconto das histórias, na voz dos mais jovens, transportou-me ao mundo da minha infância e trouxe-me uma lufada de magia e de ternura que me ajudaram a esquecer o «stress» do dia a dia... Obrigada, 6ºF!!
 
A professora bibliotecária,
 Isabel Carvalho   
   

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Natal!... Tempo de se criarem laços!


No céu, o sol tímido perde terreno para um bando de nuvens belicosas, ficando a manhã cinzenta, ameaçadora de frio que se instala com todas as bagagens, teimando em trespassar o nosso corpo até aos ossos e causando arrepios dolorosos na espinha.
Tiritando de leve com estas mudanças bruscas embrulho-me na minha manta preferida e, aconchego-me, em redor da lareira, dando conta que o Natal está à porta !... Caramba como o tempo passa depressa!
E, quando sou chamada a falar do Natal, pela minha boca jorra um discurso de afecto e de paixão. Sinceramente, sempre adorei o Natal e transporto-me aos natais da minha infância que eram muito mais afectivos e menos economicistas do que o de hoje.
E, entre mãos, seguro o livro “O Principezinho”, uma das obras mais emblemáticas de Antoine Saint-Exupéry. “O Principezinho” é um livro mágico onde muitas vezes podemos encontrar palavras simples que tão bem definem e solucionam a complexidade da vida.
Ler… Ler sempre foi um prazer, mas desde que descobri este Príncipe, o meu prazer foi maior! Considerado um dos grandes clássicos da literatura infantil, esta obra é, na verdade, de alcance intemporal podendo ser inspiradora para leitores de todas as idades e de todas as culturas. É, simplesmente, a melhor obra para as crianças e os adultos aprenderem a viver, pelo coração e pelo mundo dos afectos.
E é por isso que a trago até Ti! São tantos os motivos que me fizeram adorá-la e lê-la até a exaustão… São tantos os valores que transmite: valores de amizade, fraternidade, verdade, respeito, união, partilha, compromisso, responsabilidade, disponibilidade, dedicação, simpatia, … valores da Vida! E, falar-vos dela, tem um certo enquadramento no que toca ao encantamento e à magia da época que atravessamos. “Só se vê bem com o coração", já dizia a raposa ao Principezinho... e o "Essencial é invisível aos olhos", são as frases mais emblemáticas de toda a obra. Toda a obra revela um segredo muito simples e ao mesmo tempo sábio: é que as coisas mais importantes são muitas vezes invisíveis para os olhos – só com o coração é que podemos vê-las!
Quando cativamos alguém passamos a fazer parte da sua vida e ela da nossa; a vida muda e adquire outro sentido; criamos laços; temos necessidade de fazer amigos e de estar a toda a hora mais perto deles e assim crescermos em afectos e valores.
E Natal é, pois, acolher estes valores e ensiná-los com o testemunho da nossa vida. É, pois, viver estes valores, no dia-a-dia, nas nossas relações com todas as pessoas, independentemente das diferenças que tenham. Natal é, pois, ver em cada homem um irmão e tudo fazer para que ele, ao nosso lado, seja feliz, independentemente de quem seja. Imbuídos neste espírito, torna-se imperativo a cada um de nós marcar a diferença.
Neste Natal, amigo(a) desafio-te a estar mais perto de um rosto que precisa do teu afecto ou da tua mão amiga. Cria laços com aqueles que mais precisam de ti. Darás conta, mais cedo ou mais tarde, que valeu a pena. Delicia-te, cresce, constrói uma relação, empenha-te na saúde da tua alma e do teu coração e transforma um rosto infeliz num rosto que albergue mil sorrisos! Entra no verdadeiro espírito de Natal dando uma atenção especial a quem mais necessita.
Natal, é tempo de ter tempo, por pouco que seja, para se reforçar os valores de solidariedade, compromisso, coragem, desafio, crença, fraternidade, amizade, … Pois, o Natal continua a simbolizar nascimento, enfatizar a família, a paz, a harmonia, a pureza dos afectos, o estreitamento de laços, a solidariedade entre as pessoas e ser protagonizado pela figura ímpar e única de um recém-nascido pobre e seminu, adorado por todos e, em especial, pelas crianças – o Menino Jesus!
Sei que lá fora continua o frio, o vento e a negridão. Porém sei que todas as casas estarão despertas, com luzitas laminadas saindo pelas frinchas das portas ou emoldurando as janelas ou os humildes janelos, da nossa freguesia. Toda a gente, se deitará mais tarde, aconchegados uns aos outros em redor da lareira, mesmo à beirinha do fogo que amorna os corpos até à hora do sono. Ficarão então na conversa, a contar histórias junto da família, a comer filhós, nozes e figos secos acompanhados de um trago de vinho doce.
É altura de começares a construir o teu Natal, o de dentro! Uma troca, uma desculpa, um gesto, um cumprimento, um sorriso, um doce, um café, um afecto, uma flor, uma palavra, uma poesia,... Nada custa! Divulga os teus sentimentos, sentimentos que não se aprisionem dentro de ti mas que venham da alma e que brotem honestos para os Amigos e para o Outro. Sentimentos, esses, de amizade e de afectos, que se entregam em tempo de Natal como estrelas poisadas na palma da mão!
Espero que o verdadeiro espírito de Natal nunca desapareça, que se prolongue também nos outros dias do ano e que o "espírito das prendas" cada vez mais venha a dar lugar a este tipo de sentimentos tão urgentes e tão necessários nos dias que correm.
É Natal! Jesus nasceu de verdade e está connosco! Glória a Deus nas Alturas! Paz na Terra entre todos os Homens de Boa Vontade!
Um Feliz Natal e que o Novo Ano seja de muita Luz, de muita Paz e de novas Esperanças!
Com muito afecto, a tua BE.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012