terça-feira, 26 de outubro de 2010

Retratos da Feira da Alimentação - 19 de Outubro











FEIRA DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA - ACTIVIDADE ANUAL COM UMA DÚZIA DE ANOS QUE ENVOLVEU TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA: Foi, sem sombra para dúvidas, uma manhã em cheio. A azáfama foi grande assim como o envolvimento dos alunos, professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e outros elementos.
Estamos todos de PARABÉNS! E assim vamos continuar a dar as mãos em projectos comuns que, para além de fazerem as delícias das nossas crianças, nos fazem "mergulhar " de corpo e coração em tudo em que nos envolvemos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos na 4ª segunda-feira de Outubro e foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999.
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, a palavra Biblioteca significa colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; colecção das obras literárias de um povo; estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados.
A Biblioteca é um espaço da descoberta: de um livro que nos leva a aventuras inesperadas, fantásticas; de um poema que nos faz sonhar e ir à descoberta de que afinal não estamos sós no mundo e de que há alguém que pensa como nós;
A Biblioteca Escolar não existe só para ter livros: é também um espaço de pesquisa, de realização de trabalhos individuais e em grupo, onde encontramos vídeos, DVDs; CD Roms, onde podemos ver exposições ou ainda ouvir um conto…
A Biblioteca Escolar é, nos dias de hoje, muito mais do que um depósito de livros: é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é partir à Aventura do desconhecido.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa do Dia "Homenagem aos Alunos/Quadro de Honra"

É com todo o prazer, caro(a) leitor(a), que te divulgamos o programa do dia da Homenagem aos nossos alunos que se distinguiram na sua aprendizagem com resultados excelentes, no ano lectivo 2009/2010. Esta realizar-se-á nas instalações da nossa Bibiloteca da Escola, no próximo dia 27 de Outubro. Convida-se toda a comunidade educativa a participar no acto.
PROGRAMA:
14h 00m
  • Abertura da Cerimónia com trecho musical executado pelos alunos do 6.º Ano
  • Visionamento de um Powerpoint subordinado ao tema "Vida na Escola"
  • Leitura de mensagens convidativas ao acto (professores, alunos, pais/encarregados de educação e outros elementos)
  • "Receita para ser um bom aluno" - momento realizado por alguns alunos do 2.º Ciclo
  • Entrega dos Certificados dos Quadros de Honra
  • Entrega de Prémios aos homenageados (Caixa de Crédito Agrícola e Editoras)
  • Chá de Honra

domingo, 17 de outubro de 2010

ÁGUA: Elemento indispensável na nossa alimentação

A água é essencial para a vida, sendo a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de 60 a 75% do nosso peso corporal.
Como diz um antigo provérbio «Um Homem pode viver 3 semanas sem comer, 3 dias sem beber e apenas 3 minutos sem ar». Na nova Roda dos Alimentos, a água também está representada. Está localizada ao centro uma vez que é essencial para a vida e faz parte de quase todos os alimentos. Através dos alimentos obtemos cerca de metade da água necessária, o resto deve ser ingerido de preferência bebendo água, pelo menos, 1,5 litros por dia.
A água desempenha diversas funções no organismo, nomeadamente, o transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo; elimina as toxinas através da urina e da transpiração; funciona como solvente, como meio onde se dão todas as reacções e auxilia na regulação da temperatura corporal.
Ao longo do dia estamos continuamente a excretar água, seja através da urina, da transpiração, da respiração ou das fezes, sendo assim, de extrema importância, o equilíbrio entre a ingestão e a perda de líquidos de forma a não colocar a saúde em risco.
Desta forma, é essencial uma ingestão adequada de água, podendo as necessidades individuais variar entre 1,5 e 3 litros de água por dia, dependendo da idade, sexo, actividade física, estado fisiológico, tipo de alimentação e nível de transpiração da pessoa e ainda a temperatura ambiente.
Que quantidade de água devemos beber?
Como referido, a quantidade de água que se deve beber depende da constituição física da pessoa, do nível de actividade física, da temperatura ambiente, etc.
O corpo humano perde uma quantidade significativa de água ao longo do dia, assim, os especialistas têm recomendado que se beba uma média de 2 litros de água por dia. A água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. É necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.
Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.
Algumas notas:
No Verão em dias quentes bebe mais água, lembra-te que nesses dias estás mais susceptível à desidratação;
Crianças e idosos são mais susceptíveis à desidratação, pelo que devem beber água em elevadas quantidades;
Nas grávidas, a hidratação é essencial, uma vez que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé;
Bebidas alcoólicas, café, refrigerantes e chás contendo cafeína levam ao aumento das perdas de água pela urina, pelo que não devem ser consumidas excessivamente;
Lembra-te que parte da água que ingeres ao longo do dia é através dos alimentos;
Os legumes, fruta, sopa, sumos de fruta naturais, leite e iogurte são boas fontes de água;
A saúde da pele é influenciada pelo consumo de água. Uma adequada ingestão de água torna-a mais brilhante, flexível e previne o seu envelhecimento precoce;
Se praticas exercício físico, não te esqueças que é muito importante beber água antes, durante e no fim da actividade;
Tem sempre uma garrafa de água por perto. Bebe água de forma constante e regular ao longo do dia, mesmo sem teres sede. A sede é o primeiro sinal de desidratação;
É de salientar que a água não fornece energia.

sábado, 16 de outubro de 2010

Roda dos Alimentos: Antiga e Nova

A antiga Roda dos Alimentos estava dividida em 5 grupos. A maior área da Roda pertencia ao grupo dos vegetais e frutos, seguida do grupo dos cereais e derivados. O grupo dos lacticínios era semelhante, em tamanho, ao grupo das carnes, pescado e ovos, enquanto que o grupo das gorduras e óleos era o mais pequeno de todos.
A nova Roda dos Alimentos está dividida em 7 grupos de alimentos que indicam a proporção que deverá estar presente na nossa alimentação diária. É uma imagem que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos, representada em forma de círculo, que se divide em fatias de diferentes tamanhos que se designam por grupos, sendo os seguintes:

Cereais e derivados, tubérculos– 28%
Hortícolas– 23%
Fruta– 20%
Lacticínios– 18%
Carnes, pescado e ovos– 5%
Leguminosas– 4%
Gorduras e óleos– 2%

A água aparece no centro da Roda, embora não constitua um grupo próprio, está presente em todos eles. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros dia. Embora, não sendo um grupo à parte, uma vez que está presente na constituição de todos os alimentos, é todavia essencial à vida e devemos bebê-la mesmo que não tenhamos sede.

Para facilitar a escolha dos alimentos que devemos consumir diariamente, em que proporções e quais as possíveis combinações, não existe nada mais simples do que consultarmos a Roda dos Alimentos.
Fontes:
Direcção-Geral da Saúde (DGS)
Um livro sobre a alimentação, de M. J. Filgueiras Soares e desenhado por António Leça para o Programa Saber Comer é Saber Viver. Blog: Paulo Freixinho

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Talento e Imaginação

É uma delícia observar este trabalho! A arte, a criatividade e a imaginação reinam e colocam-nos à prova se também não somos capazes de experimentar... Aposta também no teu talento e divulga os resultados.

Criatividade - Arte nos Alimentos

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

John Lennon faria amanhã 70 anos

John Lennon, se fosse vivo, faria amanhã 70 anos. Em Liverpool e em Nova York, as iniciativas, como exposições, concertos e cerimónias, multiplicam-se para comemorar o aniversário do ex-Beatle.

SABIAS QUE:

  • Os Beatles foram uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960 e um dos grupos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música popular.
  • A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).
  • Durante a década de 1970, John e Yoko (sua companheira) envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã.
  • A 8 de Dezembro passarão 30 anos sobre a morte de John Lennon. O ex-Beatle foi assassinado à porta do seu apartamento, em Nova YorK, com quatro tiros à queima-roupa por um fã seu chamado Mark David Chapman.
  • Os Beatles são uma banda da geração dos teus Pais.

Dialoga com os teus familiares sobre os Beatles e com a tua Professora de Música.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Convite - Feira da Alimentação na Comunidade

O direito à alimentação é um dos direitos fundamentais do ser humano. Mas mais que um direito é uma necessidade básica, uma condição essencial à sobrevivência. Devemos preocupar-nos sempre com a “nossa” alimentação: tentar que seja equilibrada, para sermos saudáveis, de modo, a termos qualidade de vida; devemos, igualmente, participar em campanhas que promovam a educação alimentar.
Assim, como já é habitual, a nossa Escola promove e comemora o Dia da Alimentação com os seus alunos, convidando todos os Encarregados de Educação/Pais a participarem nas actividades que se realizarão, no dia 19 de Outubro durante toda a manhã. Desde já, agradecemos a sua presença, bem como a sua colaboração no contributo de géneros alimentícios (alfaces, couves, cebolas, batatas, fruta, …).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Descrição Heráldica e Considerações Históricas

Os símbolos da Pátria são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Chefe de Estado.
A Bandeira Nacional representa as lutas da fundação, a independência e restauração de Portugal e os descobrimentos marítimos.
No reinado de D. Afonso Henriques, a Bandeira era branca com uma cruz azul larga ao centro, simbolizando o emblema do cruzado e o azul, a cor principal das armas da Casa de Borgonha.
Sofrendo várias alterações ao longo dos vários reinados, a Bandeira Nacional com a Implantação da República passa a ser verde e vermelha, sendo composta por um rectângulo de pano cuja altura é igual a dois terços da largura.
É dividida em duas partes, na vertical, sendo a parte que fica junto à haste de cor verde, ocupando dois quintos da superfície e a outra parte de cor vermelha, ocupando três quintos.
Simbologia
Cor Verde - Representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.
Cor Vermelha - Representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.
Esfera Armilar - Situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.
Armas de Portugal - Assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior com outro mais pequeno brocante, simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.
Escudo Maior - É vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros.
Escudo Pequeno - É branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo. Cada um desses escudos contêm cinco besantes de prata que contando duas vezes os da quina do meio, recordam os trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus Cristo e simbolizam o poder régio de cunhar moeda.
Autores da Bandeira Republicana
Columbano, João Chagas e Abel Botelho.