domingo, 21 de junho de 2009

Sou sei que vou ter SAUDADES tuas!...

Boas Férias! Volta depressa!...
Um beijo. BE

MOMENTOS DE POESIA em final de ano...

NA MINHA ESCOLA...

Na escola dão-nos Educação.
Fazemos amigos,
Estabelecemos laços de união.
No recreio,
É só diversão.
Na sala são paredes
Pintadas de branco
O quadro preto
As mãos sujas de giz.
O tempo passa…
Nós crescemos.
Na memória
Fica recordação e saudade…
Dos professores,
Dos colegas,
Dos amores…
Saudades dos jogos,
Das brincadeiras,
Dos grandes amigos
Que esperamos encontrar
Quem sabe …um dia!


Joana Mota, nº7, 7ºB, 12 anos

QUERO MUITOS SORRISOS

Sorrisos intensos
Sorrisos expressivos
Sorrisos envergonhados
Sorrisos alegres
Sorrisos apaixonados
Porque sorrir é o melhor que há.
Quero que tenhas sempre,
Esse sorriso que encanta
E faz bem
Ao meu coração
Dá calor e dá paixão.
Nunca percas
Esse sorriso
Ele é a coisa mais bela
Mais sedutora para mim
Se algum dia deixares de sorrir,
O meu coração
Vai-se partir
Sorri, sorri, sorri,
Só assim me farás feliz.

Diana Chaves, 9ºB, 14 anos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia 17 de Junho - Convite: NAVEGANDO NA POESIA


Adivinha-se um magnífico dia de Sol!...

O dia ideal para estares presente e navegares com toda a escola na pequena cerimónia do lançamento da Antologia Poética III – Com o Sol em Mim - elaborada pelos alunos dos 7º, 8º e 9º Anos e, no momento de declamação de poemas de alguns dos Grandes Homens da nossa Literatura Portuguesa, pelos alunos do 5.ºA, respectivamente, sob a coordenação da Professora Júlia Morgado e Professora Isabel Silva, na Biblioteca Escolar. Com muito afecto. A equipa da BE.

Deixamos-te aqui o prefácio da Antologia:

A magia que a leitura de um livro nos proporciona é sempre a grande magia.
O gosto imenso que a leitura de um bom livro nos dá a conhecer é sempre o gosto dos gostos.
Um dia alguém teve a ideia de escrever um livro vivo na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. Um livro que permanecesse na memória de quem escreveu os textos e de quem teve o prazer de os ler.
Nasceu o livro Com o Sol em Mim.
Escrevemos esse livro e apaixonámo-nos…
Quando escolhemos o título para esse livro, fixámos em nós a grande paixão que temos pelo sol, esse grande centro do nosso Universo, esse grande impulsionador de vidas a girar, de gentes a admirar, de Natureza a florescer e a sorrir eternamente...
Este livro vai já no terceiro volume.
Os dois primeiros volumes deram-nos imenso gosto e escrevemo-los para nós e também para quem os quiser ler...
Não importa que alguns de vós, leitores, os guardem na gaveta, sem os lerem sequer, tanto mais que alguns de vós podem não apreciar a leitura, mas façam qualquer coisa com este livro: levem-no para férias, emprestem-no a quem o quiser apreciar como nós o fazemos, ou então, se não gostam de ler ofereçam-no a quem faz da leitura um ritual diário, apreciando cada palavra escrita e a pensar em todos...
Quando nos apaixonamos pela leitura de um livro, nada mais queremos a não ser lê-lo sem descanso, infinitas vezes até o mesmo se esgotar em folhas caídas e rotas por ter sido objecto de tanto e tanto uso...
Pois neste terceiro livro o Sol aparece reinventado e solto em palavras claras e inebriantes, em palavras de encanto e sonho, em palavras repletas de objectivos de vida, que são a graça que nos dá a leitura encantadora e admirável de um livro escrito por nós.
Deixem-se levar pela leitura, tanto mais que ler sempre foi, é e será uma das maiores alegrias e crescimento da alma.
O livro é um grande auxiliar de memória; o livro é um grande conselheiro; o livro é um grande amigo.
E o que nós queremos é que este livro seja para vós bom exemplo de gosto e sabor a delícia, como o foi para nós quando o fizemos e delineámos no nosso Projecto.
Júlia Morgado

PARABÉNS!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Namoro violento não é AMOR!...

Não me sentiria amiga e útil se não partilhasse contigo, o que aprendi hoje, no Seminário sobre "Namoro violento não é Amor" levado a efeito pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde, CPJM. Procura entender a mensagem que te quero transmitir e, sobretudo partilhar, encarando-a como sendo mais um afecto.
Tenho acompanhado de perto o teu desenvolvimento/crescimento tanto a nível físico, psicológico, emocional,... ao longo destes anos. Estás crescido/a e um/a bonito/a adolescente!
Estás na idade de conquistares o teu primeiro amor! É simplesmente natural! Sei já de várias historietas e tenho presenciado vários afectos e carícias que demonstras ao/à teu/tua companheiro/a. E tenho-me divertido! Também já tive a tua idade!
E, vem aí o sol, o mar, o rio, a praia, os arraiais, os bailaricos, os piqueniques,... e os amores de Verão que podem ser passageiros ou eternos.
Sei que posso confiar em Ti!
Mas hoje fala-se tanto em violência em vários campos e, nunca me tinha apercebido e o que incomodou bastante que muitos jovens, rapazes e raparigas, da tua idade ou mais velhos/as, são vítimas de violência ao longo das suas relações amorosas ou seja no namoro. E falo da violência física, psicológioca, sexual,...
Fiquei a saber que o abuso psicológico é o tipo de violência mais frequente nas relações de namoro:
Humilhar; Insultar; Controlar horários; Controlar o uso do telemóvel; Impedir a relação com amigos/as; Insinuar que a/o namorado/a se veste de forma provocatória:
SÃO SINAIS DE ABUSO QUE NÃO DEVES IGNORAR OU MINIMIZAR.
Dizem os estudos que 25% de jovens em Portugal, entre os 15 e os 25 anos, já foram vítimas de violência na relação de namoro.
Podes ter relações de namoro saudáveis! Ser assertivo, saber respeitar, saber comunicar eficazmente e ser capaz de resolver problemas dialogando e partilhando-os sempre com pessoas de confiança como os teus pais, professores e amigos de "peito" que saibam escutar! Procura o seu aconselhamento e apoio e verás que os teus problemas serão resolvidos.
E fica a saber que:
GOSTAR NÃO É CONTROLAR!
CIÚMES NÃO SÃO AMOR!
QUEM AMA CONFIA E RESPEITA!
NÂO ACEITES A VIOLÊNCIA!
Dá o exemplo! Continuo a confiar em Ti!
Com grande afecto!
A tua BE.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais um dia!... 1 de Junho

Todo o Agrupamento de Escolas de Ferreira de Aves quis proporcionar mais um dia diferente a todas as suas crianças com uma Caminhada até ao Senhor dos Caminhos. Foi mais um dia espectacular preenchido com a habitual alegria, cuidado, carinho, animação, diversão, espírito de equipa e de família.
Uma criança é uma criança em qualquer parte do mundo. Deixemo-nos de lamechas e encaremos que dias da criança são todos os dias do ano e que compete a cada um de nós fazer a sua parte para colocar um sorriso num rosto que muitas vezes não só impera a fome mas, sobretudo, a falta de afecto e de atenção. Alguém disse que todas as crianças devem ter tudo a que têm direito: amor, carinho, uma família, um lar, brincar, uma escola… Porque, como já dizia o poeta: "Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças". (Fernando Pessoa, Obra Poética, 189).
Todo o Agrupamento está feliz!
Bem-haja Crianças, Animadores, Funcionários e Professores!